O Projeto de Lei que visa instituir a Semana Municipal de Atenção à Criança e Adolescente com Diabetes Mellitus foi aprovado em primeira discussão pela Câmara Municipal de Feira de Santana, na manhã desta terça (17). De autoria do vereador Silvio Dias (PT), o PL 65/2021, dentre os seus objetivos, pretende ampliar o acesso à informação e promover o debate sobre a importância do diagnóstico precoce.
“Hoje, mais de 14 milhões de pessoas no Brasil têm diabetes. Mais de um milhão de pessoas, na faixa de zero a 14 anos, estão com diabetes. A necessidade de termos uma semana dedicada ao tema é para que a gente possa discutir a prevenção, o tratamento, a forma como o município vai lidar com as políticas públicas que envolvam essa situação. Se para um adulto já é difícil lidar com o diabetes, imagine para uma criança e adolescente. Precisamos envolver o poder público de forma mais efetiva para que possamos dar mais qualidade de vida para essas pessoas”, disse Silvio Dias ao defender, no plenário, a aprovação do projeto.
O parlamentar destaca, na justificativa do projeto, que o Brasil é o quarto país no ranking mundial de pessoas com diabetes mellitus e o terceiro com maior número de pacientes na faixa de 0 a 14 anos, conforme dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF). Entretanto, ele observa que em Feira de Santana não há o registro sobre o quantitativo total de pacientes com idades abaixo de 18 anos que são assistidos na Rede Municipal. Neste sentido, o evento proposto pelo parlamentar mobilizaria e estimularia toda a população, bem como, o Executivo feirense, por meio de campanhas específicas voltadas ao diagnóstico e tratamento dos pacientes com diabetes mellitus.
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.