FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Aprovado PL que cria “Semana do Check-Up” Juvenil na rede pública de saúde
28 de abril de 2022

Na manhã desta terça-feira (30), a Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, em segunda discussão e por unanimidade dos presentes, com abstenções dos edis Cadmiel Pereira (PSC) e Carlito do Peixe (DEM), o Projeto de Lei de nº 031/2019, de autoria do vereador Edvaldo Lima (PP), que dispõe sobre a “Semana do Check-Up Juvenil” na rede pública municipal de saúde.

De acordo com o artigo 1° da matéria, fica criada a Semana do Check-Up Juvenil na rede pública de saúde do município de Feira de Santana, a ser realizada todos os anos na última semana do mês de março.

O parágrafo único diz que a “Semana do Check-Up Juvenil” será direcionada as crianças e adolescentes com idade entre 10 a 18 anos, e terá como objetivo de alertar para necessidade de realização de exames preventivos com intuito de detectar distúrbios como colesterol alto, hipertensão, diabetes, problemas de coração, disfunções renais, oftalmológicos e otorrinolaringológicos.

Conforme o artigo 2°, a finalidade da Semana do Check-Up Juvenil é identificar doenças e fatores de riscos em estágios iniciais.

Segundo o artigo 3°, quando detectado algumas das doenças previstas no parágrafo único do art. 1° desta Lei, deverá o profissional médico fazer encaminhamento aos órgãos competentes de atendimento à saúde pública para o início de tratamento, bem como a imediata comunicação aos pais ou responsáveis.

O artigo 4° ressalta que a “Semana do Check-Up Juvenil” terá ampla divulgação na imprensa, com esclarecimentos à comunidade em geral sobre a importância da prevenção de doenças e os tratamentos adequados, inclusive, por meio de cartazes que deverão ser afixados nos postos de saúde, escolas e demais órgãos públicos municipais.

Conforme o artigo 5°, as despesas decorrentes desta Lei correrão por conta de dotações orçamentarias próprias, suplementadas, se necessário.

Já o artigo 6° informa que esta Lei entrará em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.