FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Artista plástico Zé Carlos Sampaio doa à Câmara tela que retrata a diversidade de Feira
19 de julho de 2024

Com a conclusão das obras de restauração do prédio da Casa da Cidadania, a Câmara Municipal ganhou um presente especial: uma tela do artista plástico Zé Carlos Sampaio, que reúne imagens retratando diversos aspectos da cultura de Feira de Santana, bem como pontos estratégicos e monumentos da cidade. A obra do pintor nascido em Cruz das Almas, mas que há muito tempo vive em terras feirenses, está exposta na recepção do gabinete da presidente Eremita Mota (PP).

A obra, doada sem vínculo mercadológico, conforme estabelece o certificado, retrata Feira de Santana e toda a sua diversidade. A imagem do vaqueiro, símbolo da origem da cidade, se contrapõe às figuras de Maria Quitéria em posição de combate, vendedora na feira e o vendedor de amendoim. A torre da Igreja Senhor dos Passos indica que o artista também passou pelo centro da cidade e encontrou figuras religiosas, antes de registrar a caixa d’água do Tomba. “Acumule memórias, acumule sorrisos. Todo o resto é passageiro”, sugere Zé Carlos.

O presente, segundo o artista, é uma pequena retribuição por tudo o que conquistou na cidade, onde já participou de diversas exposições, que o projetou para outros lugares, a exemplo de Salvador. Os principais temas das obras de Zé Carlos remetem à fé do povo sertanejo, os santos e a cultura regional, abordagem que lhe rendeu publicações em revistas de circulação nacional e participação em mostras e salões de artes visuais na Bahia. Atualmente seus trabalhos estão expostos no Sesc/Tomba, permanecendo aberta ao público até 30 de setembro.

Para Eremita Mota é uma honra receber um quadro tão valoroso simbolicamente para Feira de Santana. “Podemos identificar vários pontos na imagem que nos remetem a diversos marcos históricos da cidade, bem como sua beleza em retratos do bloco Bacalhau na Vara, por exemplo. Me sinto lisonjeada em estar na Presidência da Casa neste momento especial para a Câmara de Vereadores”, afirma.

SOBRE ZÉ CARLOS SAMPAIO

Artista visual autodidata, Zé Carlos é técnico em Design de Moda pelo Ibmoda, graduado em Design de Interiores pela Unifacs e cursa Artes Visuais (bacharelado) pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Iniciou nas artes inspirado nas revistas e quadrinhos, copiando os personagens das histórias e, a partir daí, foi aprimorando os traços. “Meu interesse surgiu na infância”, conta o artista, que tem obras no acervo da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.