FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Câmara de Feira celebra advocacia: profissão defende a democracia e o Estado de Direito
11 de agosto de 2023

A advocacia é profissão que tem, como missão, “vigilância constante na defesa da democracia e do Estado de Direito”. A afirmação é da advogada Beatriz Lisboa Pereira, palestrante na sessão solene realizada na manhã de hoje (11) em comemoração ao Dia do Advogado, celebrado nesta data. O evento foi uma iniciativa do Poder Legislativo através de requerimento de autoria do vereador Sílvio Dias (PT). A presidente da Casa,  Eremita Mota, comandou os trabalhos. Também integraram a Mesa a juíza Lina Falcão, titular da Vara de Registros Públicos e Acidentes de Trabalho de Feira de Santana, o procurador-geral do Município e representante do prefeito Colbert Martins Filho, Guga Leal; presidente da OAB-Subseção Feira de Santana, Raphael Pitombo; procurador geral da Câmara, André Novais e o secretário Municipal de Transporte e Trânsito, Sérgio Carneiro. O deputado federal Zé Neto chegou no final e também compôs o grupo.

Também professora, Beatriz enalteceu o papel da Ordem dos Advogados do Brasil para a sociedade, considerando a entidade  “peça fundamental na defesa da ordem jurídica e das liberdades”. Disse ter  conhecido a importância dessa instituição, “na defesa da ordem jurídica, da democracia, dos direitos humanos, da justiça social e da aplicação das leis”, a partir do pai dela, seu colega de profissão, que foi presidente da Secção da OAB na Bahia, nos anos 1960. Ele representou, segundo a filha, “um humanista cristão que se revoltava com a forma como o cidadão era tratado e o modo como o Estado interferia na liberdade das pessoas:  “batalhou firmemente, contando com a colaboração de bravos advogados, contra a violação de todas as garantias dos cidadãos, quando um golpe de estado instaurou a ditadura militar”. 

Em sua reflexão, do alto das cinco décadas de experiência pessoal na área jurídica, ela classificou a Subseção da OAB/Feira, como uma entidade que  “sempre se pautou na luta pela melhoria das condições da Comarca e nas relações fraternas entre os integrantes da categoria”.  Com o avanço da tecnologia, responsável por inovações como a substituição de processos físicos por virtuais e a realização de audiências por videoconferência, “ganhou-se muito e perdeu-se muito, afinal, o progresso tem seu lado mau”, avalia. A construção de tantas alternativas ao longo do tempo, ela diz – referindo-se a ameaças à democracia e ao Estado de Direito no país -,  leva a advocacia a refletir e a criar ferramentas para “afastar o que foi identificado como ruim”.

Dentre os presentes na sessão, o vereador Zé Curuca (UB), subtenente Patrícia Chagas, procuradores e subprocuradores da Câmara Municipal, secretário Municipal de Transportes de Santo Estevão, Ronaldo Copello, diversos profissionais do direito e representantes da sociedade civil. Em reconhecimento pelo trabalho e contribuição à OAB no Município, foram homenageados pelo Legislativo feirense os seguintes advogados: 

José Cerqueira, Guga Leal, Raphael Pitombo, Beatriz Lisboa, André Novais, Sérgio Carneiro, Lorena Peixoto, Carlos Alberto Moura Pinho, Celso Pereira, Vitalmiro Cunha, Antônio Adorno, Wandesval Luna, Pedro Mascarenhas Júnior, Ary Pina, Antônio Bonfim Correia, Valdelício Menezes, João Velloso, Antonieta Bispo, Terezinha Dourado, Solange Martins, Angélica Alves, Hélcio Almeida, Ana Rita Braga, Ester Teixeira (representada por Roque Mota), Carlos Wilson Costa, Benedito Costa, Aldoney de Araújo, João Lima Neto, Maria Cleocione Dias, Ivan da Silva, Reinaldo de Cerqueira, Anteval da Silva, Wilson Freitas e Silvio Dias (vereador).

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.