FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Câmara muda nome de escola para homenagear doador da área onde unidade foi erguida
17 de outubro de 2023

A Câmara Municipal aprovou em segunda votação, nesta terça-feira (17), um Projeto de Lei que altera o nome da Escola Municipal Ruy Nunes Cerqueira, localizada no povoado de Formiga, distrito Maria Quitéria, para homenagear Antônio Júlio da Silva. A proposta, de autoria do vereador Paulão do Caldeirão (PSC), vai agora ao Poder Executivo, para ser sancionada.  A iniciativa da mudança  surgiu a partir do desejo da família de Antônio, que alega que o terreno onde a escola está erguida foi uma doação deste pequeno agricultor. Ao discursar em Tribuna Livre, a filha dele,  Maria das Graças Silva Farias, disse que o seu pai desistiu de uma plantação de mandioca que sustentava a família, para possibilitar a construção. Porém, a instituição foi denominada Getúlio Vargas e, anos depois, após uma reforma,  acabou sendo renomeada em homenagem a Ruy.

“Como o meu pai ainda estava vivo, nós pensávamos que a escola levaria o nome do meu avô, mas quando retiraram a faixa, fomos pegos de surpresa. Foi uma tristeza muito grande e o meu pai nunca mais teve saúde depois disso”, disse Maria.  Segundo ela, Antônio Júlio expressou o desejo de que a escola levasse o seu nome enquanto estava no leito de morte.  Neta de Ruy,  Lourivânia Oliveira Cerqueira da Silva também usou a Tribuna Livre da Câmara. Ela defendeu a permanência do nome atual, registrado  há mais de 30 anos. Representante da Associação Comunitária Lagoa Negra, justifica que o seu avô, Edgar Nunes Cerqueira, foi o primeiro a oferecer um terreno, em Tiquaruçu, para que o Município construísse a escola.

A autorização da Prefeitura, no entanto, era para realizar a obra no distrito Maria Quitéria, o que acabou acontecendo. A iniciativa de Edgar foi reconhecida pela gestão municipal, que colocou na unidade de ensino o nome do seu pai já falecido, Ruy Nunes: “O meu bisavô (Ruy), era um fogueteiro muito conhecido e também merecia a homenagem”.  Apesar de divergirem durante a votação do Projeto, o reconhecimento da importância de ambas as personalidades locais foi unânime entre os vereadores. Ao discursarem na Casa da Cidadania, a maioria  chegou ao consenso de que a homenagem, neste caso, seria mais  justa em favor de Antônio Júlio da Silva.

Foto: blogdafeira.com.br

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.