Chuvas levam chorume do aterro sanitário de Feira de Santana ao Rio Jacuípe, alerta vereador
10 de fevereiro de 2022
Com as fortes chuvas que caíram em Feira de Santana nas últimas semanas, o chorume do aterro sanitário foi despejado no Rio Jacuípe, localizado há cerca de três quilômetros do espaço onde os resíduos são decompostos. A informação é do vereador Jurandy Carvalho (PL), que alerta as autoridades competentes para os danos ao meio ambiente e os riscos à saúde de toda a população que consome a água e os peixes do rio. Na sessão desta quinta-feira (10), o parlamentar sugeriu a realização de uma audiência pública na Casa da Cidadania para debater sobre a temática, bem como, defendeu a investigação da empresa Sustentare, responsável pelo aterro sanitário.
O Rio Jacuípe compõe a barragem Pedra do Cavalo, que é responsável por abastecer sete milhões de pessoas na Bahia, destaca Jurandy. Considerando a proximidade do aterro com o rio, o ex-secretário de Meio Ambiente, o vereador José Carneiro, afirma que “está na hora de promover uma discussão mais ampla para avaliar a possibilidade de acabar com aquilo”.
Em concordância, os vereadores Correia Zezito (Patriota), Paulão do Caldeirão (PSC) e Ron do Povo (MDB) acrescentaram sobre o forte odor sentido por moradores de bairros adjacentes. Preocupado, o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Casa da Cidadania, vereador Pastor Valdemir (PV), afirmou que fará visitas ao aterro sanitário para averiguar a situação.