FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Com o lema de atender a todos, presidente da AAPC usa sua profissão como instrumento social
1 de dezembro de 2021

“Seu lema é: se você não pode pagar serviços advocatícios, mas necessita de advogado com urgência, não vai ficar sem atendimento”, diz o vereador Galeguinho (PSB) sobre os serviços voluntários de Roque da Silva Mota. Presidente da Associação de Apoio às Pessoas com Câncer (AAPC), o contador e advogado recebeu, na noite de terça-feira (30), o Título de Cidadão Feirense na Casa da Cidadania.
 
Nascido em Mutuípe, Bahia, Roque da Silva Mota adotou Feira de Santana como seu novo lar em 2009. Em 2011, percebeu que a AAPC necessitava de apoio jurídico e engajou-se na causa. A sua sensibilidade e acolhimento às pessoas acometidas pelo câncer, bem como, sua iniciativa de criar o departamento jurídico na instituição lhes renderam a indicação para presidir a Associação em 2013, sendo eleito por unanimidade. 
 
Em dezembro do mesmo ano, com o início das atividades do setor oncológico do Hospital Estadual da Criança (HEC), Roque da Silva Mota observou a necessidade de abrigar as crianças acometidas pelo câncer em tratamento naquele hospital. Procurado pela direção do HEC, fundou a Casa da Criança Dina Mota, firmado convênio com o GACC – Grupo de Apoio à Criança com Câncer. Esta  parceria  persiste até os dias de hoje. 
 
Atualmente, o advogado patrocina mais de 200 processos de cunho social, na busca de medicamentos de alta complexidade, tratamentos oncológicos e direito previdenciário para as pessoas carentes acometidas pelo câncer, bem como, outras ações de cunho social e de inclusão social, tais como: adoção, correção de nome, usucapião, divórcios, alvarás judiciais e inventários. Também é assessor jurídico da Secretaria Municipal de Saúde – recentemente emprestado para a pasta de Habitação. Permanece presidindo a AAPC e é vice-presidente da AAPSUS – Associação de Apoio ao Paciente do SUS, que acolhe a população que vem à Feira de Santana para realizar tratamentos médicos. 
 
Emocionado com a outorga da honraria, o advogado destaca a importância da AAPC na sua trajetória em Feira de Santana. Com o importante trabalho de acolher pessoas em situação de vulnerabilidade social e emocional, Roque da Silva Mota lembra que o corpo humano libera hormônios que geram sensação de bem-estar em cada ato de amor ao próximo. 
 
A solenidade foi conduzida pelo vereador requisitante da sessão, Galeguinho. Ao lado dele, na Mesa de Honra, estava o representante do prefeito Colbert Martins, Fanael Ribeiro; o deputado estadual  ngelo Almeida, vereadora Eremita Mota (PSDB), Roque da Silva Mota e sua esposa, Alessandra Cavalcante Ventim.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.