O reconhecimento a um “ícone” da educação e da defesa da classe dos professores, na Bahia, esta foi a forma como a Câmara de Feira de Santana e a direção do Sinpro-BA (Sindicato dos Professores no Estado da Bahia, que defende os docentes da rede privada de ensino) escolheram para comemorar os 60 anos de atuação desta entidade, fundada em 6 de março de 1963. Em sessão solene, realizada ontem à noite, por iniciativa dos vereadores Sílvio Dias e Ivamberg Lima, ambos do PT, o professor e ex-vereador de dois mandatos, Marialvo Barreto, foi celebrado no Legislativo. Os convidados enalteceram sua longeva e destacada carreira, não apenas em sala de aula, contribuindo para a formação de alguns milhares de estudantes, mas tambem na luta sindical e social no Estado.
O presidente do Sinpro-BA, Allyson Mustafá, disse em seu pronunciamento que Marialvo é “símbolo”, para o sindicato, não apenas na região, mas no país: “Deixa, em nível nacional, a marca de homem comprometido com a luta, com o significado de ser professor, da causa social da educação e da defesa dos trabalhadores”. Chamado pelos pares de “eterno diretor”, representa, “por seu legado e grandeza desde a implantação, à sobrevivência do órgão de classe, “farol para os que fizeram parte de nossa história”.
O dirigente disse que o colega é, e sempre será, lembrado “para nos orientar e discutir política a partir do seu olhar, como referência para todos nós, do ensino em todos os níveis, visto que também foi professor de universidade pública”. Sua “entrega”, testemunha Allyisson, acontece não apenas ao Simpro e questões sindicais, mas principalmente aos professores e às mais nobres causas da educação.
Além dos vereadores autores do requerimento que promoveu a sessão solene, do próprio homenageado e do presidente do Sinpro-BA, integraram a mesa de honra as seguintes personalidades: Jorge Luiz Carneiro de Melo e Airton Araújo, representantes Sinpro em Feira; e Marly Caldas, representando os associados da entidade. Entre outros, prestigiaram o evento o representante do deputado federal Zé Neto (PT), professor Bento, e da APLB Feira, Adriana Simas.
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.