Cresce número de crimes contra a vida e Mapa da Violência volta a ser cobrado na Câmara
17 de maio de 2022
“A matança está sendo naturalizada e cada vez mais os números vão se tornando invisíveis”. A afirmação é do vereador Jhonatas Monteiro (PSOL), que na manhã desta terça-feira (17) voltou a cobrar ao Governo Municipal a elaboração do Mapa da Violência em Feira de Santana. Ele disse que a cidade ostenta índices assustadores de violência urbana e o mapeamento dessas ocorrências pode guiar estratégias de prevenção.
“Todo mundo sente na pele, ouve relato de alguém próximo, vê no noticiário ou já foi alvo, mas há um jogo de empurra sobre a responsabilidade com a segurança pública e isso faz com que as coisas não avancem”, destacou o vereador, acrescentando que tanto o Estado quando o Município são responsáveis. O Mapa da Violência, informou, é previsto em lei, considerando território, gênero e outros elementos que servirão de elementos para ações preventivas.
Jhonatas apresentou dados da Polícia Civil sobre ocorrências criminosas este ano. Foram registrados em fevereiro 30 crimes violentos letais intencionais (CVLIs), sendo vitimados, dentre eles, oito mulheres e quatro menores de 18 anos. Em março ocorreram 22 crimes contra a vida e em abril 26, sendo três mulheres. Ou seja, 78 casos em três meses.
…