FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Desembargadora receberá cidadania feirense
11 de outubro de 2024

Desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia, Cynthia Maria Pina Resende, será homenageada pela Câmara Municipal de Feira de Santana com a outorga do Título de Cidadã Feirense. A honraria foi aprovada pela Câmara através do Projeto de Decreto Legislativo nº 44/2024.  Segundo a proposta, de autoria do vereador Silvio Dias (PT), a desembargadora “contribui significativamente” para o desenvolvimento e aplicação do Direito Público e dos Direitos Humanos no Estado”. A data da sessão solene ainda será agendada pela Casa Legislativa.

Natural de Aracaju (SE), Cynthia Resende  se formou em Direito pela Universidade Católica de Salvador (UCSAL) em 1979. Com um extenso currículo profissional, ingressou no Tribunal de Justiça da Bahia em 1984, atuando inicialmente no município de Brejões. Trabalhou na área Cível da Comarca de Cícero Dantas e na Vara Criminal da Comarca de Ipirá. Entre 1992 e 1997, exerceu funções nos Juizados Especiais de Defesa do Consumidor da capital, assumindo, em seguida, a titularidade da 1ª Vara Especializada de Defesa do Consumidor da Comarca de Salvador e, posteriormente, da 64ª Vara de Substituições da capital baiana.

Cynthia Resende também atuou no TRE de 2002 a 2004, tornando-se juíza efetiva do Tribunal Regional Eleitoral por dois biênios consecutivos, de 2006 a 2010. No biênio de 2016/2018, assumiu a Corregedoria das Comarcas do Interior. Já ocupou o cargo de Presidente da Comissão de Reforma Judiciária, Administrativa e Regimento Interno, além de Coordenadora de Apoio ao Primeiro Grau. A desembargadora possui obras publicadas em diversas revistas, como a Revista do Magistrado do TJ/BA, a Revista da Escola da Magistratura da Bahia e o Diário do Poder Judiciário da Bahia.

Outras homenagens

Além desta homenagem, a Casa da Cidadania aprovou mais duas honrarias que estavam em tramitação: a Comenda Maria Quitéria, destinada ao presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Feira de Santana, Raphael Pitombo de Cristo, e a Medalha Princesa do Sertão, concedida à presidente do Núcleo Cultural Educacional e Social Quilombola – Odungê, Maria de Lurdes Souza Santana.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.