Dia do Futebol: poder público e iniciativa privada devem investir mais neste esporte
18 de agosto de 2023

Chamar a atenção do poder público e também da  iniciativa privada para a necessidade de investimento no esporte, especialmente no futebol amador, além do reconhecimento a personalidades com serviços considerados relevantes nesta modalidade. Com estes objetivos, a Câmara de Feira de Santana realizou ontem uma sessão solene alusiva ao Dia Municipal do Futebol. Autor da lei que instituiu a data comemorativa, 5 de agosto, o vereador Pastor Valdemir disse na abertura do evento que o futebol é um instrumento através do qual os cidadãos de todas as idades podem alcançar uma vida saudável, distanciando-se das drogas e da violência. Os jovens, ele assinala, são “motivados a trilhar o caminho do bem” e tem a perspectiva de se tornarem atletas profissionais.

“É preciso incentivo e recursos, para que o poder público possa  cumprir o seu papel social através do futebol”, alerta o empresário popularmente conhecido na cidade como Zé Chico, atual presidente do Fluminense de Feira.  Também presente à cerimônia, a representante da Associação Desportiva Bahia de Feira, Simone de Oliveira Texeira, disse que o futebol atua como “catalisador social, que ergue pontes entre comunidades, transcende barreiras linguísticas e étnicas e une as pessoas em torno de uma causa comum”.

No comando da sessão, a presidente da Casa da Cidadania, vereadora Eremita Mota (PSDB), convidou os alunos presentes e seus responsáveis a assistirem as sessões ordinárias da Câmara Municipal, realizadas nas terças, quartas e quintas pela manhã. Assim, eles podem conhecer o papel dos vereadores no município e como estes legisladores podem trabalhar em prol do esporte e de outras atividades relevantes para os feirenses: “É importante que entendam o papel da democracia e adquiram conhecimentos diversos, assim vocês poderão defender os seus direitos e de toda a população”.

Professores, investidores e entusiastas do esporte estiveram entre  os homenageados da noite. Foram entregues placas alusivas ao Dia Municipal do Futebol aos representantes dos times Vitória da Adelba, Acorda Pra Vencer, União Baraunense e Juventus do Viveiros;  aos desportistas Paula Santana, João Fernando, Edmilson Amorim, Natália Cristina e Leo Ribeiro e ao radialista Miro Nascimento.