FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Dia do vereador teve sessão solene e abertura da exposição Olhares da Princesa
4 de outubro de 2023

Uma exposição fotográfica dos 190 anos de Feira de Santana, realizada pela primeira vez na Câmara Municipal e uma sessão solene específica para comemorar o dia do vereador – celebrado em 1º de outubro – foram realizadas na Casa, na noite desta terça-feira (3). A presidente  Eremita Mota (PSDB), primeira mulher a presidir o Poder Legislativo na cidade, destacou as lutas enfrentadas quando se escolhe ser vereador. 

“Quem é mais sacrificado na vereança é a família, porque nós, enquanto representantes da população, sempre estamos em busca do bem comum ao povo. Como vereadora e, também, professora e mãe, tive que equilibrar a maternidade e enfrentar uma gama de preconceitos que tentam impedir o desenvolvimento da mulher na carreira profissional”, disse. 

Porém, mesmo com todas as lutas, a parlamentar diz que é “feliz e grata por poder estar nesta função há mais de 20 anos”. Atualmente ocupando a Presidência da Câmara de Vereadores, ressaltou que se depara com mais um desafio, que é ser a primeira mulher a comandar a Casa. “Isso me deixa honrada, mas exige uma dose extra de cuidado e de atenção. Cuidado para trabalhar da melhor forma possível, respeitando sempre os meus pares; e atenção para manter tudo funcionando de forma equilibrada”. 

Além disso, agradeceu aos ex-vereadores homenageados da noite, Fábio Lucena, Humberto Cedraz e Roberto Tourinho, que, segundo ela, “ajudaram a traçar sua caminhada na política feirense”. Em sua fala, o ex-vereador Roberto Tourinho, um dos homenageados da noite, relembrou a história da Câmara, onde tomou posse há 24 anos. 

“Ser vereador é um sacerdócio. Um sobrinho me pontuou, recentemente, que, olhando os álbuns de fotografia, não me viu em diversas fotos. Ou a gente passa antes para dizer que não vai ficar, nos eventos da família, ou passa depois para dizer porquê não ficou”, frisou. E destacou os ensinamentos que guarda de ex-vereadores como Divaldo Machado e Oscar Marques. 

Já Humberto Cedraz, também homenageado, destacou que se sente representado, como cidadão, pelas duas mulheres da Casa Legislativa – Eremita Mota e Lu de Ronny. Segundo ele, o vereador é o elo entre a vereança e o Poder Executivo Municipal. “Quando fundei um grêmio estudantil, em 1987, as pessoas que se filiaram aos partidos não sabiam a função de um vereador, de uma liderança política. Hoje em dia vemos que todos os 21 vereadores debatem e representam, de fato, a sociedade. Temos a verdade como lema de vida e respeitando o conceito de convivência”, disse. 

A presidente Eremita Mota, durante a sessão, deu oportunidade de fala a todos os vereadores presentes que quiseram se manifestar sobre a data comemorativa. Os parlamentares lhe agradeceram pela postura adotadas na Casa e, também, pelas melhorias que estão sendo realizadas, bem como as qualificações que os vereadores estão tendo a oportunidade de participar, a exemplo da viagem feita recentemente a Brasília para um curso de capacitação. 

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Na ocasião, além da homenagem, também houve o lançamento da exposição fotográfica “Olhares da Princesa”. Todos que estiveram presentes puderam contemplar as 20 imagens vencedoras do concurso promovido pela Gerência de Comunicação Social do Legislativo em comemoração aos 190 anos de emancipação política da cidade. As fotos vão permanecer expostas até o dia 31 de outubro. Os vencedores do concurso – Adam Neves, Dai Oliveira, Esli Gadiel, Gutemberg Suzart, Hélio Tosta, Marcos Vinícius Carneiro e Monique Silva – foram premiados com troféus na sessão. 

Compuseram a Mesa de Honra, além dos vereadores homenageados, o procurador da Casa, André Novais; e o procurador do Município, Guga Leal. Os vereadores Pastor Valdemir (PV), Petronio Lima (Republicanos), Pedro Cícero (Cidadania), Paulão do Caldeirão (PSC), Correia Zezito (Patriota), Galeguinho (PSB), Jurandy Carvalho (PL), Lu de Ronny (MDB) Lulinha (União Brasil) e Zé Curuca (União Brasil) marcaram presença no evento. 

Ainda estiveram presentes o ex-vereador Zé Filé e representantes dos vereadores Professor Ivamberg (PT) e Luiz da Feira (Avante), A sub-procuradora da Casa, Neska Teles; o gerente do Legislativo, Eduardo Pimentel; a militante do movimento negro em Feira, Lourdes Santana, bem como diversos representantes de partidos políticos. 

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.