Dificuldades dos pescadores são expostas em Sessão Especial pelo dia da classe
1 de julho de 2021
As dificuldades enfrentadas pelos pescadores do lago de Pedra do Cavalo, na região de Feira de Santana, foram expostas nas falas dos convidados que fizeram uso da palavra na Sessão Especial em homenagem aos pescadores pela passagem do seu dia, comemorado em 29 de junho. Promovida pelo vereador Jurandy Carvalho (PL), a sessão ocorreu na tarde desta quarta (30), no plenário da Câmara Municipal.
O vereador Jurandy Carvalho falou sobre o potencial do Lago de Pedra do Cavalo e listou diversos problemas da classe pesqueira da região. “No rio Jacuípe se pesca de domingo a domingo. Os pescadores não têm [seguro] defeso, não tem auxílio pesca. Há uma enrolação por conta do governo do estado. Os órgãos estaduais e federais não sabem o potencial do lago de Pedra do Cavalo. Dali tiramos tilápia, camarão, tucunaré. É preciso dar mais incentivo à vida no campo, com acesso à saúde”.
O professor João Dias Santana, chefe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, também expôs diversas dificuldades. “O poder público precisa respeitar os pescadores e sua cultura. Pescadores não conseguem se aposentar, não têm auxílio na pandemia. Nenhum dos poderes se preocupa com os pescadores”.
O secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Pablo Roberto, destacou o trabalho feito pelo vereador Jurandy em prol dos pescadores e afirmou que a Secretaria está “discutindo um projeto importante com a Universidade Estadual de Feira de Santana em piscicultura” e que pretende “levar aos pequenos produtores essa iniciativa”.
Além do vereador Jurandy Carvalho, que presidiu a sessão, a mesa foi composta pelo professor João Dias Santana; Lucas Bulhões, assessor do deputado federal Josafá Ramos; secretário Pablo Roberto e Gabriel Nunes, representando o deputado federal José Nunes. Estiveram presentes no plenário: vereadores Zé Curuca (DEM), Pastor Valdemir (PV), Petrônio Lima (Republicanos), Pedro Américo (DEM), Sebastião Cunha, Secretário Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec); Joedilson Freitas, ex-secretário municipal de Agricultura, representando o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Bahia (CREA-BA); Eduardo Macário, representando o deputado estadual José de Arimatéia; Cristine Nascimento, advogada e membro da Associação dos Produtores Rurais e Pescadores de Ipuaçu; Lidiane Amorim, presidente da Associação dos Produtores Rurais e Pescadores de Ipuaçu; Lourdes Santana, presidente do Núcleo Cultural Educacional e Social Quilombola Odungê; os pescadores Lucidalvo Pereira e Rosemeiry Santana.