Eleitores que não votaram na eleição anterior estão aptos a votar no pleito de 2022
26 de setembro de 2022
Mesmo que não tenha justificado sua ausência ou pagado multa, o eleitor que não participou das eleições municipais de 2020 pode votar no pleito de 2022. Isto porque, devido a pandemia da Covid-19, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prorrogou a suspensão das sanções previstas no artigo 7° do Código Eleitoral em caso do não cumprimento dessa obrigação. Estas informações são divulgadas pelo vereador Correia Zezito (Patriota), que se preocupa com a parcela da população feirense que ainda tem dúvidas sobre as eleições que ocorrerão no próximo mês.
Mesmo quem ainda não fez o cadastro biométrico pode votar no pleito de outubro. De forma geral, só não pode participar das eleições 2022 quem não tirou o título de eleitor e quem não regularizou a situação com a Justiça Eleitoral até 04 de maio de 2022. Ou seja, aqueles que não votaram e não apresentaram justificativa em três eleições consecutivas anteriores a 2020.
A inquietude de Correia Zezito também se estende ao eleitorado que opta por não ir às urnas ou anular o voto. Mesmo com 400.549 cidadãos aptos a votar, muitos expõem a intenção de se abster nas eleições de 2022. “Muitos dizem que preferem pagar a multa. Vejo isso com muita preocupação”. No cenário local, ele avalia que esta conduta pode desfavorecer candidatos aos cargos de deputado federal e estadual feirenses. “Se não votarmos em candidatos de Feira, vai ser pior para nós, moradores”.