FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Em noite de homenagens aos porteiros e vigilantes, maior presença das mulheres nas categorias é destacada por presidentes de sindicatos
20 de junho de 2023

Atestada por presidentes de sindicatos das categorias, a maior inclusão de profissionais mulheres em cargos de portaria e vigilância é uma realidade em Feira de Santana. Esta presença é incentivada pela Lei N° 268/2012, que torna obrigatória, no município, a contratação de vigilante feminina em instituições financeiras. O autor desta Lei é o vereador Lulinha (UB), responsável pelos requerimentos que propuseram a sessão solene realizada pela Câmara Municipal na noite desta terça-feira (20), em comemoração aos dias 09 e 20 de junho, datas consagradas, nacionalmente, aos agentes de portaria e vigilância, respectivamente.

Durante a cerimônia, o presidente do Sindicato dos Vigilantes do Estado da Bahia, Paulo Brito, externou a expectativa de que as mulheres também assumam à frente dos sindicatos dessas categorias. Sentimento compartilhado pelo presidente do Sindicato dos Vigilantes de Feira de Santana e Região, Juracy Mendes. Com 33 anos de atuação na área, ele destaca que os cargos de vigilância podem ser ocupados por qualquer profissional, desde que comprove, a cada dois anos, sua integridade e idoneidade. 

Independente de gênero ou sexo, o vereador Lulinha diz que o vigilante deve ser uma “pessoa de confiança, ter responsabilidade, integridade, espírito de equipe, cortesia, boa capacidade de comunicação, honestidade e iniciativa”. Já o porteiro, segundo ele, precisa ser “responsável, atencioso, receptivo, saber direcionar, organizar e gerenciar o contato direto com o público”.  Arriscando a própria vida para salvaguardar a sociedade e seus patrimônios,  estas categorias são, para Lulinha, “de extrema importância para o bom funcionamento das instituições públicas e privadas”. 

Orador da sessão, o vigilante Marcos Pereira da Fonseca destacou que a população, de uma forma geral, sente mais segura com a presença destes profissionais. “Estamos presentes nos principais locais, como prédios públicos, indústrias, comércios, escolas, entre outros lugares de grande circulação e isso faz com que todos reconheçam o valor dos vigilantes e porteiros”, enfatizou. 

 

Homenageados

Na sessão, foram entregues certificados alusivos ao Dia Nacional do Vigilante e Dia Nacional do Porteiro os seguintes profissionais: Marcos da Fonseca, Lourival dos Santos, Jorge da Silva, Orlando Júnior, Telma Silva, Edmilson Falcão, Jean Jorge, Leone Alves, Izabel Santos, Luciana Pessoa, Renivaldo Souza, Gilvânia Soares, Wilton Assis, David Sampaio, Joel Jorge Nascimento, Luis Cláudio Cerqueira, Nelson Nery Júnior, Reginaldo de Almeida, Godofredo Reis, Arivaldo Souza, José Herivelton dos Santos, Fernando Pereira, Jidean Santos, Márcio Oliveira, Fabrício Ferreira, Fábia Silva, Evanildo de São Leão, John Ericson de Jesus, Robson Santana Lima, Bruno Silva, Manoel Cerqueira, Paulo Silas dos Reis, Isaque Cruz Rodrigues, Rivelino Alvez, Alberto da Silva, Isac de Jesus Cruz Rodrigues, Rivelino Gomes Alves e Alberto Bispo da Silva.

A solenidade foi conduzida pela vereadora  e presidente da Casa, Eremita Mota (PSDB), que compôs a Mesa e Honra ao lado do vereador Lulinha; de Paulo Brito; Juracy Mendes; do orador Marcos Pereira da Fonseca e do subcomandante da Guarda Municipal de Feira de Santana, Marcos Vinícius de Oliveira Dantas. 

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.