Empréstimo à prefeitura pode ser objeto de consulta à população
9 de março de 2022
Consultar a população, por meio de plebiscito ou referendo, sobre a possibilidade do Município contrair empréstimo para investimentos em infraestrutura, como a requalificação do sistema de drenagem. A proposta foi lançada na manhã desta quarta-feira (9), como um desafio à Câmara Municipal e ao prefeito Colbert Martins, pelo vereador Pedro Américo (DEM). A ideia é evitar limitação no orçamento e garantir empréstimo com baixas taxas de juros.
“Por que não deixar que a população decida e nós apenas referendamos?” Indagou Pedro Américo, definindo o processo como “democracia participativa” e lembrando que o plebiscito ou referendo são instrumentos utilizados justamente quando não há consenso acerca de uma proposta. Ele citou a questão do desarmamento, quando foi antecipado o debate e a população se posicionou.
O presidente do Legislativo, Fernando Torres (PSD), alertou que antes de qualquer iniciativa a prefeitura tem que prestar contas do financiamento do BRT. “Se não me engano foram 96 milhões, mais 30 milhões do município. Eu não voto nada antes da prestação de contas e o funcionamento do BRT”, disse, destacando que o sistema de transporte público está falido. Torres citou ainda que a Guarda Municipal, a Saúde e a Educação também precisam de investimentos.