Empreendedora de nascença, empresária de 31 anos conquista Comenda Maria Quitéria
24 de maio de 2022
Se alguém disser que empreender é um dom, muita gente pode não acreditar. Mas só isso explica o fato de uma menina de 7 anos montar uma barraquinha na porta de casa para vender doces, adesivos e brinquedos comprados no Feiraguay. O resultado não poderia ser diferente: aos 31 anos, a libriana que lidera uma rede de supermercado em Feira de Santana, Salvador e 130 franquias foi indicada na lista UNDER 30 da FORBES como uma das jovens mais promissoras do país.
A história da jovem empresária feirense Daniela Lacerda de Oliveira, que recebeu na noite desta segunda-feira (23) a Comenda Maria Quitéria, foi contada pela vereadora Lu de Ronny (MDB), autora da homenagem. Já na faculdade, com 19 anos, comercializava semi-joias, roupas e acessórios entre os colegas. Daniela é formada em Direito pela UNIFAN e MBA em Gestão de Empreendedorismo e Pessoas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
De acordo com Lu de Ronny, que presidiu a sessão solene ao lado da vereadora Eremita Mota, as atitudes de Daniela levaram à abertura de uma loja de confecções, por meio da qual importava vestidos, comprando no site Aliexpress, e vendia na loja e via Instagram. Foi em 2015 que montou um depósito de bebidas para vendas 24 horas, com preços diferenciados na madrugada. Dois anos depois surgia a rede Corujão, que hoje emprega mais de 500 pessoas. Em Feira de Santana são sete lojas.
“Temos orgulho dessa sua forma de empreender, buscar o crescimento”, afirmou Lu de Ronny, ao justificar a concessão da Comenda e citar que recentemente a homenageada se tornou apresentadora do Podcast Avante, onde apresenta experiências de homens e mulheres que fazem a diferença com o empreendedorismo no Brasil. “Agora iniciou em sua empresa a ação de ESG, que visa o fortalecimento do varejo no estado, junto a 20 cooperativas na Bahia, que vai impactar a vida de 90 mil famílias que vivem da Agricultura Familiar”, citou.
O agradecimento de Daniela Lacerda, que esteve acompanhada do marido Victor Silva, a filha Helena, de cinco anos e o irmão Felipe Lacerda, foi feito por meio de um pronunciamento curto, em que exaltou a figura da heroína Maria Quitéria. “História de coragem e verdade e hoje, 120 anos após a sua morte recebo a comenda que leva o seu nome, afirmou a empresária, destacando que muitas vezes as pessoas não acreditam que é possível e desistem antes mesmo de tentar.
“Minha história de empreendedorismo começou muito cedo”, disse Daniela, recorrendo a lembranças da infância e do crescimento contínuo para a formação da própria identidade, citando os pais, representante comercial Anselmo Oliveira de Almeida e Cacilda Mascarenhas Lacerda. Ela previu que ainda há um longo trabalho a fazer e citou as pautas sociais com as quais se envolve, especialmente as que elevam o poder da mulher em todos os segmentos, inclusive na economia.