Empresa rasga atestados e concede férias a funcionários lesionados, denuncia sindicato
30 de março de 2022
A empresa metalúrgica Belgo Bekaert Arames Ltda supostamente rasga atestados de funcionários lesionados e os transfere de setor ou concede férias. A denúncia é do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Feira de Santana e Região, Tiago Simões, que discursou na Tribuna Livre da Câmara Municipal, nesta quarta-feira (30). Com a proximidade da Campanha Abril Verde, mês de conscientização sobre a segurança e saúde no trabalho, Tiago Simões pede que os parlamentares feirenses defendam a causa e auxiliem nos debates.
Segundo o presidente do sindicato, somente nos três primeiros meses de 2022, já foram registrados dez acidentes de trabalho envolvendo funcionários da Belgo Bekaert. Entre 2016 e 2022, 45 pessoas foram lesionadas, acrescenta. “Muitos trabalhadores estão se acidentando e perdendo membros. Muitas vezes são cortes e esmagamentos nas pontas dos dedos”. E destaca: “Acidente não é por acaso, acidente é por descuido. E este descuido de quem? É o maquinário que precisa ser renovado? Está seguindo as normas trabalhistas? A prevenção está sendo feita?”.
CIDs modificados
Diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Feira de Santana e Região e presidente da Federação Nordeste dos Metalúrgicos, Fábio Dias ainda acusa a Belgo Bekaert de modificar o número de Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) durante o preenchimento dos Comunicados de Acidente de Trabalho (CATs) para dificultar o afastamento dos funcionários pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). “O trabalhador vai com a maior disposição na empresa para prestar o CAT, ela muda o CID da lesão que consta no relatório e quando chega na perícia, é informado que o CID não condiz com os exames apresentados e a gente acaba perdendo o afastamento”.