Os principais órgãos e unidades de saúde de Feira de Santana são geridos por mulheres enfermeiras. Desde a Secretaria Municipal de Saúde até o Hospital Geral Clériston Andrade e o Hospital Especializado Lopes Rodrigues, elas assumem, cada vez mais, o protagonismo em cargos administrativos. Na sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem, realizada pela Câmara Municipal nesta sexta-feira (12), o vereador Silvio Dias (PT) disse que este é um merecido reconhecimento da importância da categoria.
Diretora do HGCA, a enfermeira Cristiane França diz que, durante o curso de Enfermagem, os alunos são capacitados com disciplinas referentes à administração hospitalar: “É uma das poucas profissões que, ao decorrer do curso, oferta disciplinas que falam sobre gestão”. Em meio aos desafios da atividade, a enfermeira Dart Clair ressalta a importância de profissionais da enfermagem ocuparem cargos de representação. “Somos uma categoria majoritariamente feminina e que realiza um trabalho de manutenção da vida. Por muitas vezes fomos invisíveis, mas essenciais. Estamos em todos os cenários do cuidado, desde o nascimento até a morte”.
O protagonismo das enfermeiras em Feira de Santana também remete à história do Dia Internacional da Enfermagem, que homenageia Florence Nightingale, enfermeira inglesa considerada marco na profissionalização da enfermagem moderna. No Brasil, a data foi instituída em meados dos anos 40, em homenagem à enfermeira baiana Ana Néri, primeira a se alistar voluntariamente em combates militares. “As mulheres, mais uma vez, dando exemplo e abrindo caminhos”, disse a presidente da Câmara Municipal, vereadora Eremita Mota.
Piso Salarial
Luta histórica dos profissionais da enfermagem do Brasil, o piso salarial da categoria está mais próximo de se tornar realidade. No simbólico 12 de maio, o Governo Federal sancionou a Lei 14.581/23, que assegura repasses de R$ 7,3 bilhões para o pagamento do piso. Para o coordenador do Núcleo Regional de Saúde, Edy Gomes, que compareceu à sessão representando o governador Jerônimo Rodrigues, a iniciativa é um “suspiro para a categoria”, que agora, segundo ele, poderá pleitear por outras demandas referentes à valorização profissional. Presente na solenidade, o deputado federal Zé Neto afirmou que “esta vitória da enfermagem, como também dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, é muito emblemática para a saúde do nosso país, porque demonstra a valorização de categorias extremamente importantes e fundamentais para a construção da saúde no nosso país”.
Homenagens
Durante a sessão solene, os vereadores presentes entregaram certificados alusivos ao Dia Internacional da Enfermagem a Dart Clair Cerqueira, Ana Rita da Silva, Liliane Cerqueira, Claudineide Souza, Marinalva Teixeira, Rafael Silva, Francineide Almeida, Adrielly Silva, Ellen Alcântara, Viviane Miranda Teles e Iraci Leite. A solenidade foi conduzida pela vereadora Eremita Mota, que compôs a Mesa de Honra ao lado de Silvio Dias, propositor da sessão; do procurador Geral do Município e representante do prefeito Colbert Martins no evento, o advogado Guga Leal; de Edy Gomes; Cristiana França e de Lucas Coleta dos Reis Alves, enfermeiro e coordenador de Vetor do Coren-Bahia, subseção Feira de Santana.
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.