FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Entrega de Medalha Olhos D’água e comemoração do Dia do Técnico em Análises Clínicas
25 de novembro de 2019

Dedicação. Esta é a palavra que melhor define o perfil do pedreiro Jaime Amorim, que aos 81 anos foi homenageado pela Câmara Municipal, na noite desta segunda-feira (25) com a Medalha Olhos D’Água, honraria concedida a pessoas que prestam serviços relevantes à cidade, em prol da agricultura, meio ambiente, urbanismo, saúde e desporto. E foi ao esporte que ele e os seis filhos homens (ao todo são 10, sendo um já falecido) se dedicam ao longo de quase cinco décadas, no Sítio Matias, bairro Tomba.

O campo que construíram, em um terreno doado pela família, o “Campo do Jaime”, hoje sedia o Campeonato Amador do Tomba, a Copa de Bairro, realizado pela Prefeitura Municipal, e a Escolinha ABN Jr, um projeto educativo voltado para crianças e adolescentes de 7 a 15 anos de idade. “O esporte no Brasil é uma ferramenta de inclusão social”, destacou o vereador José Carneiro Rocha, autor da homenagem a Jaime Amorim, que ele classificou como “um homem simples e de coração generoso”. 

E foi com simplicidade que ele agradeceu a homenagem, ao lado da mulher Joselita do Carmo Amorim e diante dos filhos que ocuparam o plenário. “Durante toda a minha vida trabalhei em benefício de Feira de Santana”, disse, emocionado e feliz pela homenagem recebida. Ainda na mesa, o presidente do Legislativo, que conduziu a sessão, Paulo Aquino, chefe do Gabinete do Prefeito, representando o prefeito Colbert Martins da Silva, e o biólogo Mário Antônio Lima Leal.

A noite não foi festiva apenas para Jaime Amorim. Durante a sessão solene, também foi comemorado o Dia do Técnico em Análises Clínicas, por iniciativa do vereador Isaías dos Santos. “Feira de Santana reconhece a importância desse profissional”, afirmou, destacando o trabalho de profissionalização realizado pelo CEEP (Centro Estadual de Educação Profissional). Segundo Isaías, não existe espaço mais adequado para homenagear a categoria. “A Câmara Municipal é a Casa do Povo”, ressaltou.

Ficou a cargo de Mário Antônio Lima Leal, biólogo, técnico em Análises Clínicas e professor, falar da profissão reconhecida como nível técnico, “que auxilia e executa atividades padronizadas nos laboratórios, compondo equipes multidisciplinares, fazendo coleta de sangue e testes em laboratórios”, conforme pontuou. O palestrante da noite lembrou que os Técnicos em Análises Clínicas devem ser registrados nos conselhos próprios.

Mário leal traçou a trajetória da profissão, desde o primeiro curso autônomo, em 1839, aos dias atuais. Em Feira de Santana existem hoje mais de 35 laboratórios de Análises Clínicas, sendo que o primeiro instalado na cidade data de 1960. O palestrante contou ainda que as primeiras turmas de Técnicos em Análises Clínicas foram formadas no Colégio Estadual, nas décadas de 1970 e 1990. 

Os homenageados

Durante a sessão solene, foram contemplados com certificados alusivos ao Dia do Técnico em Análises Clínicas os seguintes profissionais: Arelúcia Costa Santos Alvim, Eliene de Almeida Silva, Eliana Cerqueira de Araújo, Joelma das Virgens Silva Xavier, Núbia Maciel dos Santos, Júlio César Santos Purificação, Marcia Michelly Ferreira da Silva, Sara Santos de Souza, Jadilson de Almeida Santos, Valdilene Santos Souza, Manoel Luiz Moreira de Almeida, Almiro Cerqueira de Amorim, Jucineto Sena de Jesus, Antonio Feitosa Neto, Irismar Miranda da Silva, Ivone Lima Guimarães, Adriana Silva Sales, Jorge Raimundo Pereira Portela, Camila Sobral das Dores e Aldacy da Conceição.

Confira mais fotos aqui. 

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.