FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Escola João Batista Carneiro deve funcionar com cursos profissionalizantes, após municipalização
21 de dezembro de 2022

Devido o processo de municipalização, a Escola João Batista Carneiro, situada no Km 7, Distrito de Ipuaçu, deve ser transferida pelo Governo do Estado para o município de Feira de Santana. Com o provável fechamento da unidade escolar, um diálogo está sendo mantido para que ela passe a funcionar em regime de gestão compartilhada, tendo aulas e cursos à noite, segundo informou o vereador Silvio Dias (PT).   

“Agora, nós estamos avançando no diálogo para fazer uma gestão compartilhada, garantindo ali o funcionamento do ensino fundamental por conta do município e mantendo o ensino médio e ensino técnico à noite, para garantir que aquela comunidade continue tendo sua escola”, assegurou ele ao rebater críticas do vereador Lulinha (União Brasil) sobre o assunto.

Especificamente sobre a Escola João Batista, Silvio acrescentou que além do processo de municipalização em curso, se deve também à falta de ação do município, que reluta em aceitar o processo e não investe na construção de escola para atender os alunos do KM 7.

Silvio falou ainda que desde 2009 a Bahia convive com a situação de passar escolas do fundamental para os municípios, devido um mecanismo legal que estabelece que o Estado não deve deixar de cuidar do ensino médio, da formação técnica e profissional dos jovens para arcar com ensino fundamental. No caso de Feira, chegou-se a ter “65% do ensino fundamental sob responsabilidade do Estado”, lembrou.

“Não há escola municipal naquela região para atender os alunos do município. Se isso está acontecendo é porque o município não cumpriu o seu papel”, concluiu.

O vereador Lulinha, por sua vez, disse que manteve diálogo com a secretária Municipal de Educação, Anaci Paim, e foi informado que não houve contato do Estado sobre manutenção de cursos e funcionamento da Escola João Batista.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.