Com idade entre quatro a dez anos, 18 estudantes feirenses estão sendo prejudicados em sua aprendizagem, devido a uma decisão da Secretaria Municipal de Educação, que determinou o atendimento deles em turma multisseriada [várias séries na mesma sala], na Escola Municipal Rosendo de Oliveira Lopes, no povoado São Roque, distrito de Jaíba. Quatro dos alunos, inclusive, requerem atenção especial. A advertência é do vereador Jhonatas Monteiro (PSOL), que em pronunciamento hoje (15), na Câmara, cobrou explicações por parte da titular da pasta, secretária Anaci Paim.
“Temos procurado ouví-la, mas é difícil, pois não responde ofícios, requerimentos e nem atende nossas tentativas de contato”, disse. De acordo com o parlamentar, que preside a Comissão de Educação e Cultura no Legislativo, após receber a informação através de familiares dos alunos, o fato foi constatado em uma visita que fez à escola. Segundo Jhonatas, a unidade, antes, contava com duas turmas, mas uma foi suspensa por ordem direta da Secretaria. Desta forma, todas as crianças passaram a estudar em uma única turma e sem auxiliar de classe. “Tem uma cuidadora, que é da área de serviços gerais, acompanhando-os”, reclamou, ressaltando o prejuízo educacional para os estudantes e a dificuldade de se desempenhar um trabalho nestas condições.
Ele questionou como um profissional conseguirá dar conta de uma turma com características e séries tão diversas. “A secretária de Educação deve se posicionar sobre esta triste realidade. Solicito que explique”, cobrou, afirmando ter comprovado as informações também junto à gestão da escola. Ele criticou ainda o volume de anúncios do Governo Municipal sobre escolas equipadas com piscina olímpica. “Dizer em propaganda é fácil. Mas de nada adianta ter algumas unidades-modelo se a média geral da Rede Municipal de Ensino está muito longe desse padrão propagado”, criticou.
VICE-LÍDER APURA
Vice-líder do Governo Municipal na Câmara, o vereador Correia Zezito (PL) disse que o problema relacionado com a Escola Rosendo Lopes precisa ser apurada pela gestão. “Se realmente está como relatado aqui pelo colega, a situação é inaceitável”, afirmou. Ele garantiu já ter feito contato com integrantes da Secretaria. “Cobrei e estou aguardando a resposta. Terão que encaminhar alguma satisfação para repassarmos a esta Casa”, afirmou.
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.