Escolas sem auxiliares para crianças com deficiência, na Rede Municipal, fazem rodízio entre os alunos
27 de fevereiro de 2024

Várias turmas de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino estão sem o devido acompanhamento de auxiliares para alunos com deficiência. A denúncia foi feita na sessão desta terça-feira (27) da Câmara Municipal, pelo vereador Jhonatas Monteiro (PSOL). Ele citou que diversas mães usaram as redes sociais para contestar a proposta de algumas unidades de fazerem rodízio com as crianças, medida que causa prejuízo para o aprendizado.

A Escola Dr. João Duarte Guimarães, no bairro Limoeiro, por exemplo, conta com apenas um auxiliar para iniciar o ano letivo. “Pelo número de alunos, deveria ter 20”, afirmou Jhonatas, ao pedir providências à Secretaria Municipal de Educação. Ele informou que a Comissão de Educação e Cultura da Casa já pautou reuniões com a secretária para discutir a questão.

Jhonatas citou ainda a Escola Godofredo Filho, que estaria passando por situação semelhante. Segundo uma mãe, o filho que estuda na unidade de ensino teria que ficar dois dias sem aula, para revezar com outra criança. “Estamos informando agora, no início do ano letivo, para não correr o risco de chegarmos mais adiante e dizerem que não tinham ciência da situação”, observou, questionando o modelo de inclusão proposto pelo município.