FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Espaço institucional tem “aversão às mulheres” e celebração não ataca “práticas que precisam ser enfrentadas”
8 de março de 2023

O espaço institucional ainda tem verdadeira “aversão às mulheres”, disse hoje, na Câmara, o vereador Professor Jhonatas Monteiro (PSOL). Em pronunciamento alusivo ao 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, ele advertiu que movimentos masculinos  pretendem “acabar com o entendimento de que as mulheres têm direitos iguais perante ao homem”. A data, na concepção do vereador, é alvo de “uma celebração meramente formal, onde há entrega de flores e presentes, enquanto muitas práticas que precisam ser enfrentadas não são atacadas de fato”.  

Professor Jhonatas lembra que foi necessário “suor, lágrimas e sangue de muitas mulheres, ao longo da história, principalmente socialistas, para firmar essa data contra o machismo”.  Acredita que algumas ações de desvalorização da mulher, a exemplo da misoginia, “conduta inadmissível”, são praticadas “conscientemente”. Na ocasião, cobrou do Município a implantação de políticas efetivas de valorização da mulher. 

Em sua opinião, o simbolismo do dia 8 de Março deve considerar, principalmente, nos dias atuais, os elevados índices de feminicídio no país, o que só será superado “se houver a conscientização de que as mulheres devem denunciar, mas também de que os homens precisam apoiar e mudar o comportamento”.   

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.