Os estagiários da rede pública municipal, presentes na galeria da Casa da Cidadania, escolheram três representantes para apresentar as pautas da manifestação realizada nesta manhã, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (30). O uso da palavra foi concedido após sugestão do vereador Roberto Tourinho (PV), à Mesa Diretiva.
Nilclecio do Amor Divino relatou que a manifestação pauta a transferência, sem aviso prévio, do valor referente ao auxílio transporte para o cartão do Via Feira. De acordo com o estudante, esta medida irá prejudicar e dificultar a locomoção dos estagiários que utilizam meios de transportes alternativos e dos que residem no interior e necessitam utilizar vans para chegar ao município. Nilclecio também esclareceu sobre a presença da Associação dos Professores Licenciados do Brasil – Feira de Santana (APLB), afirmando que esta foi a única instituição que os apoiou.
Dominic Lorena dos Santos Costa, denunciou o posicionamento da Secretaria Municipal de Educação que, segundo a estudante, solicitou que os estagiários insatisfeitos saíssem do estágio. Dominic ainda declarou “nós queremos os nossos direitos agora, nós queremos o que é nosso, nós fazemos um bom trabalho, assumindo salas de aula, cuidamos de crianças com necessidades e precisamos ser respeitados”, e completou “nós estamos nos preparando para formar cidadãos que sejam atuantes e pensantes”.
Gustavo Neves de Oliveira finalizou o período de fala dos manifestantes solicitando providências por parte das autoridades quanto ao valor recebido mensalmente pelo trabalho desempenhado. Segundo o estudante, “é um dinheiro pouco que ajuda, mas não compensa pelo trabalho nas escolas”
O vice-presidente do Legislativo, vereador Alberto Nery (PT), e o líder da bancada governista, Marcos Lima (Patriota), ao escutarem as reivindicações dos estagiários, se reuniram com a comissão de representantes da classe para encaminhar as demandas ao prefeito Colbert Martins.
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.