Os mais de 150 ônibus disponibilizados pela Prefeitura de Feira, em 2021, para atender aos alunos da Educação Municipal, podem garantir também o direito ao transporte para os estudantes feirenses da Universidade Federal do Recôncavo. Esta sugestão está sendo feita pela Comissão de Estudantes da UFRB, diante de dificuldades que eles enfrentam para arcar com as despesas de deslocamento. Uma representante do grupo, Rita Scher, fez o apelo ao discursar em Tribuna Livre da Câmara Municipal de Feira de Santana, na sessão desta terça-feira. Ela pediu que os vereadores tomem “imediata providência” para ajudar a solucionar a questão.
Rita cita municípios menores que Feira de Santana, como Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, São Gonçalo dos Campos e Conceição da Feira, que oferecem transporte gratuito para estudantes do ensino fundamental, médio, técnico e superior acessarem instituições de ensino em outras localidades. Ela afirma que a Prefeitura feirense alega não ter recursos suficientes para garantir este deslocamento, mas “em 2023, Feira de Santana teve um aumento orçamentário para a área da educação de 21,49%”. Portanto, diz a estudante, “esta desculpa dada pela Secretaria Municipal de Educação é mentirosa”.
Aluna do curso de Artes Visuais da UFRB, Maria Isabel também usou a Tribuna da Câmara para informar que é grande índice de desistência dos alunos feirenses que estudam na instituição. Segundo ela, a situação é ainda pior no turno da noite, visto que as aulas terminam por volta das 23 horas e o acesso ao transporte se torna mais perigoso e difícil. Apesar de ser comunicada sobre o problema, a estudante diz que a Prefeitura não adotou providências.
O vereador Galeguinho (PSB) se comprometeu em contactar o secretário Municipal de Transporte e Trânsito, Saulo Figueiredo, para expor as demandas e saber qual o posicionamento da pasta sobre a situação.
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.