Feira de Santana terá Semana Municipal da Agricultura Familiar, a ser comemorada em junho
11 de agosto de 2021
Com 19 votos favoráveis, o projeto de lei nº 046/21 de autoria do vereador Jurandy Carvalho (PL) foi aprovado, em segunda discussão, na sessão da Câmara Municipal desta quarta (11). O projeto altera a lei nº 3682/2017, que institui, no município de Feira de Santana, a Semana Municipal da Agricultura Familiar, e dá outras providências.
Conforme a iniciativa fica instituída, no calendário oficial do município, a Semana Municipal da Agricultura Familiar e pesca artesanal, a ser comemorada anualmente na segunda semana do mês de junho. A semana tem por objetivo criar eventos em todo o município para discutir pontos dessa legislação, entre eles, o crédito rural, incentivos à pesquisa, associativismo, profissionalização de pequenos produtores e agroindustrialização, potencializando, fomentando e difundindo o tema.
“A gente que vem lá da zona rural, do distrito de Ipuaçu; que traz nas veias o sangue ruralista, só quer agradecer a todos os pares que votaram favoráveis a esse projeto. Agradeço também ao pessoal da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar. E comunicamos que, a partir de sexta-feira (13), faremos uma caravana pelos distritos. Iniciaremos pelo distrito João Durval Carneiro (antigo Ipuaçu) e, nas sextas-feiras seguintes, visitaremos os demais distritos até completar os oito existentes na região de Feira de Santana. Todos os vereadores estão convidados”, disse.
Jurandy disse ainda que a pesca, a agricultura familiar e a pecuária agradecem à Câmara Municipal pela aprovação do projeto que permitirá, a partir do próximo ano, que a agricultura familiar feirense invada a cidade para mostrar o seu melhor. “A gente estará aqui fazendo a Semana da Agricultura Familiar, porque é a agricultura que alimenta este país. Nós precisamos valorizar, cada vez mais, o homem do campo, que é quem promove o sustento do dia a dia do povo da cidade. Então o agricultor estará aqui na cidade para mostrar o que a gente tem de melhor na zona rural”.
Disse, ainda, crer que a Secretaria de Agricultura tem novos ares. “A secretaria agora tem o nosso amigo, secretário Pablo Roberto, que está desenvolvendo um excelente trabalho, procurando ouvir as pessoas. Ele não é da área, mas está no caminho certo: de ouvir e implantar as ideias de quem conhece a zona rural. Então precisamos intensificar cada vez mais o trabalho na zona rural, dar a atenção devida, pois hoje moram lá mais de 53 mil pessoas, sendo maior que muitos municípios baianos”, complementou.