FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Indicação propõe múltiplas ações, da Prefeitura, para beneficiar causa animal
12 de fevereiro de 2025

O vereador Pedro Américo (Cidadania) apresentou ao
Município uma indicação com propostas que visam contribuir com a proteção e bem-estar animal em Feira de Santana. Estrutura administrativa e governança, infraestrutura e atendimento veterinário, controle populacional e registro de animais, educação e conscientização, fiscalização e legislação são algumas das medidas propostas. A criação do Samu-Vet e a reforma da unidade de vigilância de zoonoses-UVZ também foram propostas no documento.

Primeiro vice-presidente da Câmara, ele afirmou, na sessão ordinária desta terça-feira (12), que a população precisa compreender a importância da causa animal, visto que muitas vezes o descaso pode gerar um problema de saúde pública. “Hoje o Estado está em situação de vigilância epidemiológica, pois em dezenas de cidade foram confirmados casos de raiva que, se transmita ao humano, pode ser fatal. Há também a leishmaniose e esporotricose, doenças graves que atacam os animais”, alertou.

O edil compreende que o Município precisa ter uma estrutura adequada para atender às demandas animais e, para tanto, sugere também, na indicação, a reforma da Unidade de Vigilância de Zoonose, além da construção de novas instalações, compra de veículos e expansão do quadro de profissionais.

Evitar os maus tratos e promover o bem-estar animal foi outra observação feita por Pedro Américo. Tão importante quanto tratar de doenças é “promover o bem-estar animal, por isso a importância de implementar o Conselho Municipal de Proteção, Defesa e Bem-estar Animal”. O vereador disse não ter dúvidas de que o prefeito atuará no cuidado e defesa dos animais, já que foi uma das propostas de campanha.

Atentos ao pronunciamento, os vereadores Galeguinho (União Brasil), Eli Ribeiro (Republicanos), Ivamberg Lima (PT), José Carneiro (União Brasil) e Gean Caverna (PP) o parabenizaram por levar o assunto para a Tribuna da Casa da Cidadania e se colocaram à disposição para ajudar nas ações. Este último lembrou que os animais da zona rural também sofrem com os maus tratos, principalmente os que são utilizados como meio de transporte.

 

Foto: Secom – Feira de Santana

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.