O vereador Pedro Américo (Cidadania) apresentou ao
Município uma indicação com propostas que visam contribuir com a proteção e bem-estar animal em Feira de Santana. Estrutura administrativa e governança, infraestrutura e atendimento veterinário, controle populacional e registro de animais, educação e conscientização, fiscalização e legislação são algumas das medidas propostas. A criação do Samu-Vet e a reforma da unidade de vigilância de zoonoses-UVZ também foram propostas no documento.
Primeiro vice-presidente da Câmara, ele afirmou, na sessão ordinária desta terça-feira (12), que a população precisa compreender a importância da causa animal, visto que muitas vezes o descaso pode gerar um problema de saúde pública. “Hoje o Estado está em situação de vigilância epidemiológica, pois em dezenas de cidade foram confirmados casos de raiva que, se transmita ao humano, pode ser fatal. Há também a leishmaniose e esporotricose, doenças graves que atacam os animais”, alertou.
O edil compreende que o Município precisa ter uma estrutura adequada para atender às demandas animais e, para tanto, sugere também, na indicação, a reforma da Unidade de Vigilância de Zoonose, além da construção de novas instalações, compra de veículos e expansão do quadro de profissionais.
Evitar os maus tratos e promover o bem-estar animal foi outra observação feita por Pedro Américo. Tão importante quanto tratar de doenças é “promover o bem-estar animal, por isso a importância de implementar o Conselho Municipal de Proteção, Defesa e Bem-estar Animal”. O vereador disse não ter dúvidas de que o prefeito atuará no cuidado e defesa dos animais, já que foi uma das propostas de campanha.
Atentos ao pronunciamento, os vereadores Galeguinho (União Brasil), Eli Ribeiro (Republicanos), Ivamberg Lima (PT), José Carneiro (União Brasil) e Gean Caverna (PP) o parabenizaram por levar o assunto para a Tribuna da Casa da Cidadania e se colocaram à disposição para ajudar nas ações. Este último lembrou que os animais da zona rural também sofrem com os maus tratos, principalmente os que são utilizados como meio de transporte.
Foto: Secom – Feira de Santana
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.