Instalação de subprefeituras na zona rural de Feira de Santana visa aproximar poder público da população
3 de maio de 2021
O projeto de lei n° 19/2021 está tramitando na Câmara Municipal com o objetivo de instituir a instalação de subprefeituras nos distritos de Feira de Santana. A propositura, de autoria do vereador Edvaldo Lima (MDB), deverá ser discutida na sessão ordinária da Casa nesta terça (4).
De acordo com a iniciativa, os serviços essenciais oferecidos na zona rural feirense pelo Poder Público poderão se tornar disponíveis através de uma central com prédio físico, e as demandas das comunidades serão repassadas para as subprefeituras através da própria população.
Ainda de acordo com o projeto, em seu artigo 4º, o núcleo que prestará serviços ou apoio deverá ser composto por 30% (trinta por cento) de estagiários, profissionais graduados nas suas diversas áreas, cuja residência seja daquela localidade. O serviço de ouvidoria da subprefeitura de forma física, virtual e por telefone será instalada nos distritos com finalidade de suprimir as deficiências.
De acordo com o vereador autor do projeto, a subprefeitura é importante sob vários aspectos como, por exemplo, para agilizar a troca de uma lâmpada queimada num povoado. Atualmente, o morador do local precisa se dirigir à Prefeitura para fazer a solicitação e aguardar durante meses para que seja atendido.
Portanto, a medida, segundo Edvaldo, significa liberdade e mais condição de solucionar problemas para o povo da zona rural, e acelera, assim, os pedidos as questões emergenciais das comunidades.