Isaías de Diogo pede mais atenção e investimentos para agentes de endemias e comunitários
3 de março de 2020

No uso da tribuna, na sessão ordinária desta terça-feira (03), na Casa da Cidadania, o vereador Isaías de Diogo (PDT) pediu atenção da secretária Municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, para que os agentes de endemias e comunitários de Feira de Santana sejam orientados a reconhecer o Coronavírus e se portarem diante de pessoas contaminadas.

“Como prometido, toda terça-feira usarei esta tribuna para tratar sobre os agentes de endemias e comunitários. E hoje, o que me preocupa é que a epidemia do Coronavírus já assola alguns países e nós, agentes de endemias e comunitários, somos um dos primeiros a ter contato com pessoas contaminadas. Por isso, peço à secretária Denise que comece a reunir as categorias ligadas ao controle do vírus para nos orientar a reconhecer os sintomas e quais são as orientações que devemos seguir em caso de contato com pessoas contaminadas. Estamos em um estado onde nossa estrutura da saúde é precária. Não temos condições de enfrentar o Coronavírus”, pontuou Isaías de Diogo.

E continuou solicitando do prefeito a mudança da coordenação da Vigilância Epidemiológica. “Estou vereador, mas sou agente de endemias. Teremos, o mais rápido possível, audiência com o prefeito pois, a categoria clama para que a coordenação da Vigilância seja assumida por Janice Estrela, que diga-se de passagem, competentíssima, pessoa humana que respeitava e conhecia os agentes. Prefeito, nós pedimos tão pouco e não sabemos porque uma pessoa tão competente foi tirada do cargo. Queremos que o senhor determine, através da Secretaria de Saúde, a vaga da coordenação da Vigilância para doutora Janice”, pediu.

Para finalizar, Isaías pediu também uma seleção pública, pois afirma que o quantitativo atuante na cidade é insuficiente. “Pedimos também a abertura de uma seleção pública, pois nosso quantitativo é muito pequeno. Se não houver esta seleção, vamos sacrificar esse exército que aí está. Prefeito, entendemos que o senhor como médico, sabe da importância de ter saúde e, sem um efetivo considerável, não vamos conseguir conter essa e outras endemias. Pedimos também  mais segurança, pois muitos trabalhadores estão sendo assaltados por estarem em locais inseguros. Solicitamos também o valor de R$ 120 mil para aquisição de veículos; R$ 70 mil para compra de equipamentos e pouco mais de R$ 65 mil para aquisição de novos fardamentos. Contamos com o apoio do Poder Público Municipal para melhores condições de trabalho destas categorias”, findou.