Intitulado “Inquilinos da Casa da Cidadania”, o terceiro volume do livro que registra a biografia dos vereadores feirenses (agora, da 17ª e 18ª Legislaturas), foi lançado na manhã de hoje (19), na Câmara Municipal. Autora da obra, a professora e ex-secretária municipal de Educação, Lélia Vitor Fernandes de Oliveira, destacou, em discurso na Tribuna Maria Quitéria, que espera estar contribuindo para perpetuar o papel desempenhado pelos parlamentares enquanto legisladores e personalidades públicas.
“Uma biografia registrada em livro, além de prestigiar a pessoa em foco, imortaliza sua história de vida, feitos e legados, com os quais contribuiu para o bem da humanidade”, disse. A obra literária, afirmou a escritora, deverá servir de referencial nos Anais da Casa Legislativa, já que destaca a importância e a notoriedade dos retratados através dos tempos. “Estes, quando vão para o céu, a sua memória não morre, pois sempre serão lembrados pelos leitores”, observou. Chamando a atenção a respeito de que, se alguns dados foram omitidos nas narrativas biográficas, isto se deu em razão do tempo necessário para a consolidação do trabalho.
Lélia Vitor expressou imensa gratidão a diversos colaboradores que tornaram possível concretizar a publicação. Há quatro anos em busca de recursos para efetivar a publicação, ela citou a importante intermediação do jornalista e ex-secretário Municipal de Comunicação de Feira, Valdomiro Silva, o apoio da presidente do Legislativo, Eremita Mota (PP), que aprovou o projeto, a colaboração do publicitário Dilton Coutinho Júnior e do proprietário da Editora Mandacaru, o acadêmico Maroel da Silva Bispo, que se dedicou com competência à edição.
Antes, a concordância do ex-presidente da Cãmara, Reinaldo Miranda (in memórian), semana antes de seu falecimento, também foi lembrada por Lélia como fator decisivo. “Com esta atitude dele, ainda em 2017, me empenhei a biografar os vereadores referentes a estas duas legislaturas. E, encerrando os períodos com este terceiro volume”, disse, ressaltando que sua trajetória soma mais de três décadas de trabalho e 37 livros publicados.
Neste período, conforme lembrou a escritora, ela entrevistou pessoas, remexeu arquivos públicos, pesquisou em instituições oficiais, inquiriu familiares das mais de 2000 personalidades já biografadas e até visitou mausoléus de cemitérios da cidade, em busca de dados e informações. O primeiro volume de “Inquilinos da Cidadania” registrou a atuação de 164 vereadores (da 1ª à 14ª Legislaturas). No segundo, a abordagem incluiu da 15ª e 16ª legislaturas. “Inclusive, esta atual publicação já pegou a fachada nova do palácio-sede da Casa da Cidadania”, brincou referindo-se à serviços de adequação promovidos pela atual gestão da Câmara, recentemente entregue.
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.