Luta pela democracia e direitos humanos, maior legado de Roque Aras, diz filha do advogado, em homenagem na Câmara
30 de março de 2023
A luta “incansável” pela democracia e a defesa dos direitos humanos. Estes são legados que o advogado e político Roque Aras deixa para os feirenses, baianos e brasileiros, de acordo com a filha dele e também profissional do Direito, Viviane Aras. Ela falou em nome da família durante sessão solene realizada hoje, na Câmara, em sua memória. No mesmo evento, de iniciativa do vereador Fernando Torres (PSD), também foi homenageado Rui Barbosa, jurista baiano, pela passagem do centenário de sua morte.
Roque Aras, que tem em seu vasto currículo os mandatos de vereador feirense, deputado estadual e federal, passou a maior parte da carreira em luta pela liberdade dos brasileiros e também defendendo a democracia, conforme relatou Viviane. “Que possamos, todos nós, honrar seus valores e ideais”, disse ao agradecer em nome da família a homenagem prestada pelo Legislativo.
Ela destaca, no trabalho do pai, em sua missão de homem público, o” esforço pela visibilidade da população da zona rural, a liderança exercida na resistência à Ditadura Militar e o pioneirismo na criação de leis em defesa do meio ambiente”.
O vereador Silvio Dias (PT), que presidiu a sessão por indicação do autor do requerimento pela realização das homenagens – Fernando necessitou fazer uma viagem de urgência hoje – ressaltou a satisfação de toda a Casa no reconhecimento a “homens que enchem de orgulho os baianos, sobretudo pelo trabalho pautado na inteligência e no comportamento ético”.
Alem dele e da advogada Viviane Aras, integraram a Mesa de Honra da sessão a professora doutora em História pela Ufba, Lina Aras (também filha de Roque), o secretário Municipal de Meio Ambiente e ex-presidente da Câmara, Antonio Carlos Coelho, e o representante da OAB Subseção de Feira e membro da Comissão de Direitos do Consumidor do Procon, João Gabriel Barbosa.
Prestigiaram a Sessão Solene vários sobrinhos de Roque Aras, alem dos vereadores José Carneiro, Jurandy Carvalho, Petronio Lima, Luiz da Feira, Zé Curuca, Lulinha e Emerson Minho; Aurelino Bento (representante do deputado federal Zé Neto), a presidente da Apae, Maria Diva, os jornalistas Jair Onofre e Wilson Mário, dentre outros. A presidente da Câmara. Eremita Mota (PSDB) não participou em razão de outro compromisso assumido anteriormente.