Negro, pobre, residente no Viveiros, periferia de Feira, o jovem Matheus de Araújo Oliveira Silva, 25 anos, destaque no noticiário nacional por ter obtido quase nota máxima na prova de Redação do ENEM (980 pontos) e que sonha um dia estudar Medicina, deve ter uma oportunidade de trabalho. É o que defende o vereador Petrônio Lima (Republicanos). Em discurso nesta terça, na Câmara, ele alertou ao mercado para essa necessidade. Disse que o estudante, exemplo para outros milhares de jovens, precisa de apoio e deve ser prestigiado para “não ser mais um a obter excelente nota neste exame e não poder concluir o seu projeto profissional por falta de ajuda”.
Com cinco irmãos e pais analfabetos, Matheus, que estudou na Escola Helena Assis Suzart, no bairro Feira X, não tem computador e estuda, várias vezes, utilizando lanterna, pois a casa emprestada por um amigo não tem energia elétrica. Determinado em buscar o conhecimento, mesmo em condições precárias, “para um dia dar um conforto à família”, ele é exemplo para “tantos jovens que tem a oportunidade de frequentar escolas particulares e não se empenham, enquanto outros trilham o caminho das drogas”, assim descreve o vereador. É, segundo Petrônio, um caso de sucesso que mostra à sociedade “o quanto todos são capazes os jovens, mesmo vivendo em dificuldades econômicas e sociais severas”.
IVAMBERG: “É PRECISO VALORIZAR A ESCOLA PÚBLICA”
Ex-coordenador do Núcleo Territorial de Educação em Feira de Santana e também professor, o vereador Ivamberg (PT) diz que o destaque obtido por Matheus mostra que a sociedade precisa “valorizar a nossa escola pública”. Ao mesmo tempo, assinala, “também reconhecer a vontade dos jovens”, que sonham, como o estudante residente no Viveiros, em tornar-se um profissional. “Vim da Escola pública”, registra o petista, que cumpre seu primeiro mandato no Poder Legislativo.
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.