FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Militância da mulher é celebrada, em evento de 45 anos do PT
21 de fevereiro de 2025

A contribuição das mulheres, no processo de construção do Partido dos Trabalhadores, ocupou boa parte dos pronunciamentos,na sessão solene de ontem (20), da Câmara de Feira de Santana, para celebrar os 45 anos da legenda. A iniciativa do evento foi dos vereadores Sílvio Dias e Professor Ivamberg, que representam o PT no Legislativo local. Uma das palestrantes da noite, a presidente de honra da agremiação em Feira, Ivannide Santa Bárbara, não conteve a emoção, ao falar dos 43 anos de filiação e agradeceu por estar viva em um momento tão significativo.

“O partido me ajudou a construir a ideologia que me acompanhará até quando meu coração bater”, afirmou. Ela lembrou que, em 1988, foi candidata a vice-prefeita, pela chapa petista. “Mulher preta, lavadeira a Doutora Honoris Causa pela UEFS, eu devo tudo à luta partidária”, frisou, acrescentando que é preciso continuar “com o pé na estrada”. Tambem presente, o deputado federal Zé Neto disse que sua história no Partido dos Trabalhadores começou quando ainda era um menino. “É acreditar que é possível construir dias melhores para nossa gente e, sobretudo acreditar as pessoas”. O parlamentar falou sobre o aprendizado adquirido nos movimentos sociais, principalmente a ter resiliência, e citou Ivannide, que o ensinou que “é preciso ter responsabilidade, não vaidade”.

Jaime da Cruz lembrou que antes da criação do PT já havia um movimento, que gerou a Carta de Princípios, em maio de 1979. “Grande parte da esquerda, que atuava na clandestinidade, se juntou a nós”, ele disse, citando a primeira eleição que o partido participou, em 1980, tendo Antônio Ozzeti como candidato a prefeito e o apoio de artistas, a exemplo do cantor Cescé Amorim, que estava presente no evento. Para Cruz, a democracia é uma conquista: “Ainda estamos aqui!”

Coube a Gerinaldo Costa resgatar a memória petista, lembrando momentos históricos por meio de lideranças como o presidente Lula, a ex-prefeita de São Paulo Luiza Erundina e Gilson Menezes (já falecido), primeiro prefeito eleito pelo PT, na cidade de Diadema (SP). Ao propor um amplo debate sobre a experiência da construção da legenda partidária, Gerinaldo também falou de sonhos realizados e citou a trajetória de Felipe Freitas, “um menino do Feira VI, aqui em Feira de Santana, para a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado.

O secretário, por sua vez, teve a militância como foco do seu pronunciamento. Filiado ao partido desde os 16 anos, destacou a trajetória do governador Jerônimo Rodrigues. Para o coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP, Deyvid Bacelar, é preciso que o partido político mantenha o elo com as suas bases sociais. Ele definiu os representantes do partido na Câmara (Professor Ivamberg e Silvio Dias) como guerreiros, bem como outras lideranças que ajudaram a consolidar a legenda nesta cidade.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.