Ministério Público será acionado para investigar insegurança na estrutura do Estádio Jóia da Princesa
7 de junho de 2024

A situação “precária” do Estádio Alberto Oliveira (Jóia da Princesa), em Feira de Santana, com possível risco de desabamento em algumas áreas, estão preocupando a “comunidade desportiva feirense” e populares. O alerta é do vereador Professor Ivamberg (PT), que em pronunciamento na Câmara esta semana, fez um relato de informações recebidas sobre a situação. Segundo ele, diversas reclamações têm chegado ao seu mandato dando conta de que o estádio estaria “inadequado” para uso, devido a ausência de manutenção ao longo de anos.

“Um de nossos temores é que, se estiver com um evento de grande público, nas atuais condições, que não são boas, possa vir até a desabar”, observa. Em virtude disto, o parlamentar garante que irá entrar com representação no Ministério Público (MP-BA), a fim de que o órgão solicite todos os laudos emitidos e a especialização dos engenheiros que os emitiram.

No equipamento esportivo, por exemplo, ele diz, tem arquibancada com ferros expostos e faltam para-raio (existindo apenas o das torres de eletricidade). Diante da notícia de que o Jóia está preparado para o Campeonato da Série B, conforme divulgado em reportagem nesta quinta-feira (6), o petista reforça a preocupação com a suspeita de que laudos “não condizentes” com a real situação do estádio, estejam sendo emitidos.

“A estrutura ali, realmente não está boa e ajustes não têm sido feitos ao longo do tempo. Mas, vi que uma empresa emitiu os certificados e quero saber se esta empresa é registrada no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA). Pois, além do laudo dela, é necessário um parecer emitido pelo referido conselho”, adverte.
Cobrando atenção do
superintendente Municipal de Esportes de Feira de Santana, Carlos José dos Santos Macedo, popular Carlinhos Missuca, Ivamberg afirma que se houver um laudo atualizado, atestando que tudo está certo, “ótimo”. Porque, do contrário, “o que ocorrer, a responsabilidade é de quem laudou”.

Para evitar que ocorra um acidente grave, ele diz que vai entrar com a representação no MP. A instituição poderá, inclusive, acionar órgãos competentes no sentido de emitir laudos confiáveis, visando a utilização daquele estádio pelos feirenses”, afirma. “É importante também, avisar à Federação Baiana de Futebol sobre possíveis riscos que se corre ao abrir o estádio para partidas de futebol”, frisa, lembrando do desastre ocorrido décadas atrás com a antiga Fonte Nova, em Salvador.

Foto: Jorge Magalhães