Motoristas podem ser multados injustamente, ao conduzir ou apanhar passageiro no centro de Feira
10 de novembro de 2021
Motoristas de táxi e também os que atuam por aplicativos no transporte de passageiros, quando tiverem a necessidade de conduzir ou apanhar alguém no centro de Feira de Santana, podem ser multados injustamente, pela Superintendência Municipal de Trânsito. A preocupação está sendo manifestada pelos profissionais ao vereador Professor Ivamberg (PT), depois que a SMT colocou em funcionamento, recentemente, o videomonitoramento, nas ruas centrais da cidade. Segundo as queixas chegadas até ele, não houve o devido planejamento para a implantação do sistema que visa ampliar a fiscalização ao trânsito local.
“Onde pode parar, onde não pode? Os motoristas que trabalham por aplicativo, por exemplo, estacionam onde a pessoa está esperando. Mas podem ser multados, no exercício de sua função e no atendimento ao público”, diz o vereador, ao salientar que a filmagem não diferencia o carro comum do veículo que transporta passageiro. Observa que, de acordo com as expectativas dos profissionais, não deve haver ponto específico para o veículo táxi ou de aplicativo, “que precisa parar no local onde é chamado”.
O problema se torna mais grave no período da noite, quando se soma a essa questão o aspecto da segurança pública. Segundo Ivamberg, da forma como está implantado, o sistema de vídeo, “feito de qualquer jeito, sem qualquer diálogo, vai ser uma indústria de multa contra quem vive do transporte de pessoas, nada mais”. Ele lamenta que a Prefeitura “insista” em executar políticas sem o necessário planejamento. “Acontece nas mais diversas áreas da administração, infelizmente”, protesta.