Experiências que se destacaram mundo a fora, ampliando o espaço da mulher, foram lembradas na Câmara de Feira de Santana, na noite de ontem (12), em uma sessão solene. O evento, iniciativa do vereador Edvaldo
Lima (UB), foi realizado em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.
“As mulheres vêm construindo histórias, rompendo barreiras”, atestou Ana Sheila Mascarenhas Leite, professora e advogada, uma das palestrantes convidadas. Ela falou de “mulheres pilotando aviões, transportando cargas nas estradas e navegando pelos mares”, citando ainda a bioquímica estadunidense Gertrude Belle Elion, que formulou um medicamento para suavizar os sintomas de doenças como Leucemia, Herpes e Aids.
Ana Sheila destacou ainda histórias como a de Florense Parpat, que criou a geladeira elétrica; a britânica Ada Lovelace, que criou o primeiro programa de computador; Emília Ferrero, psicóloga e pedagoga que analisou e desvendou os mecanismos pelos quais as crianças aprendem a ler e escrever; e Maria Beasley, que inventou o bote salva-vidas.
Nao deixou de mencionar, em seu relato sobre mulheres que foram importantes para a humanidade, duas personalidades femininas, feirenses, que deixaram um “legado de vida ainda hoje lembrado”, referências para a cidade, a Bahia e o Brasil: Maria Quitéria e Georgina Erismann.
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.