FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
É na casa do síndico que o problema chega primeiro, diz Pedro Américo durante homenagem à categoria
30 de novembro de 2021

A expansão dos condomínios é uma característica da sociedade moderna, devido ao novo contexto urbano do país. Por isso a importância do síndico, cujo dia, 30 de novembro, foi registrado pela Câmara Municipal de Feira de Santana, com uma sessão solene na noite desta segunda-feira (29). Durante a solenidade, realizada por iniciativa do vereador Pedro Américo (DEM), foram homenageados 21 representantes da categoria.   
 
“Cada condomínio é uma comunidade, com suas próprias realidades e não há fórmula mágica para solucionar os problemas, o que reforça a importância do administrador”, afirmou Pedro Américo, ao saudar os convidados que lotaram a galeria e o plenário da Casa da Cidadania. O vereador destacou a importância da data “porque é na casa do síndico ou síndica que o problema chega primeiro”, conforme frisou.  
 
A atuação do síndico na condução de demandas de pequena monta a problemas gigantescos foi destacada pela advogada Flávia Carvalho, palestrante da noite. Ela lembrou que os condomínios, hoje com até mil lotes, tem públicos e perfis diferentes, cada um com sua singularidade e disse que, na maioria das vezes, o administrador não tem remuneração que faça jus a sua função e é muito cobrado e criticado. 
 
“Essas pessoas são negligenciadas e não são valorizadas por gerir os interesses e o dinheiro coletivo. Alguns condôminos são críticos, outros exigentes, mas poucos chegam junto”, afirmou a advogada, cujo discurso foi reproduzido pelo vereador Petrônio Lima (Republicanos), que cobrou mais infraestrutura para os residenciais do programa Minha Casa, Minha Vida. Já a ex0-vereadora e secretária Municipal de Habitação, Cíntia Machado, defendeu a importância de agregar, “sem divisões ou vaidades”. 
 
Representando os síndicos dos 45 residenciais do Minha Casa, Minha Vida em Feira de Santana, Eliene Alves Oliveira aproveitou o momento para reivindicar que a Casa Legislativa coloque em pauta uma proposta para que a função de síndico das unidades seja reconhecida. Ela destacou a importância da função, não somente para a gestão financeira dos condomínios, como para a mediação de conflitos e solução de problemas. 
 
A sessão foi presidida pelo vereador Pedro Américo, que compôs a mesa ao lado do vereador Petrônio Lima, com quem dividiu a condução dos trabalhos; o secretário de Agricultura Pablo Roberto, que falou em nome do prefeito Colbert Martins; a secretária municipal de Habitação e ex-vereadora Cíntia Machado; Eliene Alves, representando diversos síndicos do Minha Casa, Minha Vida; Flávia Carvalho, presidente da ASSINDCON e palestrante da noite; e Ozana Caribé, síndica.  
 
Homenageados 
 
Durante a solenidade, foram homenageados com certificados pelo Dia Nacional do Síndico Fred Abreu, Mônica Mattos, Fábio Alves, Ana Dayse das Neves Carvalho, Enia de Almeida Borges, Eliane Alves Oliveira, Josenilson de Almeida Santos, Anderson Aparecido, Geunides Ferreira Veloso, Gabriel Pereira da Silva, Joan Mariel Silva, Claudia Leandra de Souza Borges Barros, Carlos Noélio Machado Rebouças, Enos Freitas do Nascimento, Giselda Brandão de Oliveira, José Vicente Ferreira, Josemar Ferreira, Luciana de Jesus Polinário, Neldo Menezes de Souza Filho e Danilo Leite Portela. 

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.