FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Nery pede audiência pública para tratar de urbanização da Matinha
16 de outubro de 2019

No uso da tribuna, na sessão ordinária desta quarta-feira (16), na Casa da Cidadania, o presidente em exercício, vereador Alberto Nery (PT) repercutiu o pronunciamento de colegas que trataram sobre a urbanização do distrito de Matinha.

“Ouvi as falas dos colegas Marcos Lima e Roberto Tourinho em relação à urbanização da Matinha. Há necessidade de expansão, como disse Marcos, mas José Ronaldo na época não fez o que a Lei determina: discutir com os moradores os ganhos e perdas de se transformar o distrito em área urbana. Quando fizemos uma audiência na Mantiba, para fazer esse esclarecimento, ele disse que eu estava fazendo politicagem. Ontem, na sessão itinerante na Matinha ouvi de moradores os prejuízos que eles terão com a urbanização”, pontuou Nery.

Em aparte, o edil Roberto Tourinho (PV) disse que foi alertado por Cadmiel em relação à dificuldade de aposentadoria dos moradores da Matinha. “Com a urbanização eles terão dificuldades em conseguir a  aposentadoria rural. Portanto, precisamos conversar com o secretário da Fazenda e o prefeito e saber o que pode ser feito para não prejudicar estas pessoas”, observou.

Também em aparte, o vereador Cadmiel Pereira (PSC) afirmou que todo o feito não foi para prejudicar os moradores. “Contudo, hoje, se alguns órgãos virem que ali é área urbana ficará complicado os agricultores conseguirem aposentadoria rural. Podemos ver isso também junto ao INSS’, sugeriu.

De volta com a palavra, Nery ressaltou a necessidade da realização de uma audiência pública. “Quando houve a decisão de urbanização, faltou debate e transparência em relação aos prejuízos que aqueles moradores teriam. É preciso avaliar se há possibilidade de corrigir o dano causado, por isso a importância dessa audiência. Muitos vereadores que representam o Governo saíram da sessão com o sentimento de que ficou devendo algo aqueles moradores”, avaliou.

Também participando do debate, o vereador Gilmar Amorim (DC) afirmou que foi por conta desse sentimento que tratou do assunto na tribuna. “Os moradores estão achando que nós, vereadores, estamos cientes dessa situação. Espero que seja revista essa questão”, findou

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.