FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Novembro Azul: aumentam em 7% casos de câncer de próstata em Feira
11 de novembro de 2024

A notícia do aumento de 7% no registro de incidência de casos do câncer de próstata, em Feira de Santana, causa preocupação aos vereadores, que fizeram pronunciamentos, na Tribuna da Câmara com o intuito de alertar a população masculinas feirense sobre a necessidade de cuidar da saúde e redobrar a atenção
no que diz respeito a prevenção contra esta enfermidade. Eles reforçaram a importância da participação de toda a sociedade na Campanha Novembro Azul, em andamento. A iniciativa, de caráter nacional, objetiva promover conscientização e incentivar os homens a realizar exames de forma regular para prevenir ou obter o diagnóstico precoce da doença.

Dados divulgados em matéria recente do jornal “Folha do Estado” foram apresentados no Legislativo pelo vereador Eli Ribeiro (Republicanos). Ele dissen não ter dúvida que, para enfrentar o problema, o melhor remédio é mesmo a prevenção. Citando a publicação do veículo de imprensa local, o parlamentar afirmou que o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC) registrou, até outubro deste ano, a ocorrência de 152 casos no Município. O número revelou crescimento, já que o levantamento anterior (2023) apontou a quantidade de 142 diagnósticos. O tipo de câncer, observa Eli, tem sido o mais comum a afetar a população masculina na Princesa do Sertão, o que exige maior esforço na adoção de medidas preventivas.

Ressaltando ser fundamental estar atento à característica de “doença silenciosa”, Professor Ivamberg (PT) lembra da recomendação para homens sem histórico familiar do problema. Quem está nesta condição e não possui fatores de risco pode começar a fazer exames a partir dos 50 anos, reforça o petista. “Mas a visita regular ao urologista é um procedimento essencial, pois, se for descoberto algo errado precocemente, isto permite que seja iniciado em tempo o tratamento adequado”, diz ele. Também apelando para a reflexão em torno dos esforços voltados ao Novembro Azul, Gerusa Sampaio (UB) destacou que há um indicativo de maior longevidade entre as mulheres.

“Porque será que tem mais viúvas do que viúvos? Certamente, porque às vezes eles são mais resistentes a reconhecer que nem sempre está tudo bem”, alerta. No entanto, a vereadora acredita que o “tabu” envolvendo o cuidado com a saúde por parte de homens, está se quebrando aos poucos. Eles já conseguem entender que a ida ao médico e os cuidados preventivos devem ser mantidos durante o ano. “Então, vamos aproveitar este mês para incentivá-los a se cuidarem cada vez mais. E tenho certeza que em Feira de Santana estamos avançando para ter um centro médico, especifico para a saúde masculina”, garante, explicando que há um projeto do prefeito Colbert Filho, que deverá ser continuado na próxima gestão municipal.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.