Em uma concorrida sessão solene, com a presença de autoridades, jornalistas esportivos, ex-profissionais do futebol e admiradores, o ex-craque Biribinha (Gilmar Luiz Santana) foi homenageado, na noite de hoje (16), com a Comenda Maria Quitéria, pela Câmara de Feira de Santana. A distinção foi uma iniciativa do vereador Correia Zezito (Patriota). A presidente da Casa da Cidadania, Eremita Mota (PSDB), presidiu os trabalhos em uma mesa de honra formada pelo prefeito Colbert Filho, o procurador geral do Município, Antônio Graça Leal, ex-prefeito José Ronaldo e, representando os colegas de profissão de Biribinha, o ex-jogador e atualmente advogado, Afonsinho, que veio do Rio de Janeiro para abraçar o amigo. Também prestigiaram o evento os vereadores Lulinha (UB), Sílvio Dias (PT), Petrônio Lima (republicanos), Emerson Minho (DC).
Autor do Projeto de Decreto Legislativo concedendo a honraria ao ex-futebolista, Correia Zezito disse que agradeceu ao delegado de polícia aposentado e ex-secretário municipal de Prevenção à Violência, Mauro Moraes, que lhe sugeriu a homenagem. O vereador fez um breve relato da trajetória de Biribinha, pernambucano que chegou a Feira de Santana com um ano de idade. “Quando o conheci, era franzino e habilidoso com a bola nos pés”. O vereador disse que, nas últimas semanas, foi bastante cumprimentado por pessoas da comunidade, em virtude do reconhecimento “a esta figura tão querida em nossa cidade”. Pretende propor ao presidente do Fluminense de Feira, o empresário Zé Chico, que convide o ex-atleta para atuar no clube como um diretor técnico e observador de talentos.
Bastante emocionado, diante de filhos e netos presentes no plenário, Biribinha fez um rápido discurso. Um dos mais talentosos jogadores já revelados em Feira de Santana, iniciou no profissionalismo em 1974 e teve uma breve passagem pelos clubes locais Fluminense e Bahia de Feira. Ao citar ex-companheiros de time, não conseguiu evitar as lágrimas quando lembrou de Paulo Roberto, com quem jogou no Flu e reputa “um dos melhores que vi atuar”. O amigo está em tratamento de saúde.
No Vasco da Gama, Biribinha atingiu o ápice da carreira, jogando ao lado de craques como Roberto Dinamite. O popular morador do bairro Rua Nova disse que receber da Câmara uma Comenda “com o nome da nossa maior heroína em Feira de Santana, é um prêmio que não se acha por aí”. Agradeceu também a Afonsinho, pela “amizade de 50 anos”, que se deslocou do Rio de Janeiro “para ver a minha felicidade esta noite”. O ex-companheiro de Vasco da Fama respondeu: “não podem imaginar o quanto significa para mim este momento”. Segundo ele, uma homenagem a “Baianinho”, como Biribinha era chamado no time carioca, é “reconhecimento ao povo brasileiro, às suas figuras populares”. Acredita que o parlamento, “em reuniões como esta, promovendo o congraçamento, ajuda a construir o Brasil que tanto sonhamos, da convivência pacífica e alegre do seu povo”.
Os secretários municipais Carlos Brito, Ewerton Carneiro (Tom) e Carlos Geilson estiveram presentes à sessão solene para homenagear Biribinha. Entre vários profissionais de imprensa, foram convidados ao plenário os radialistas Jair Cesarinho, Edilson Veloso, Edvaldinho Peixoto e Antônio Sotero Filho, além dos jornalistas Reginaldo Pereira, Valter Xeu e Tito Xeu (que preparam a biografia de Biribinha), Franklin Maxado e Luiz Tito. Os ex-dirigentes do Fluminense, Elson Abreu e “Deraldão” representaram o clube na sessão solene. A Liga Feirense de Desportos esteve representada por seu presidente Carlos Batista Neves, o Carlão.
A sessão teve dois momentos para a apresentação de vídeos em homenagem a Biribinha. O primeiro deles, anunciado pelo vereador Correia Zezito, registrou fotografias históricas da carreira do ex-jogador. As imagens mostraram seus tempos de Fluminense, quando este clube era um dos maiores do Nordeste, a passagem pelo Vasco da Gama, também em uma época de ouro, e o perído em que jogou no Cosmos, dos Estados Unidos, ao lado de craques de nome mundial. Depois, o ex-vereador e seu admirador, Genésio Serafim, fez mais uma surpresa ao homenageado: uma mensagem gravada pelo astro da música popular brasileira Raimundo Fagner, amigo de Biribinha, que o cumprimentou, de Fortaleza, pela Comenda Maria Quitéria.
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.