FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Piso da Enfermagem traz dignidade aos profissionais, mas saúde também depende de uma gestão que trabalhe
22 de dezembro de 2022

A problemática em torno da fonte de financiamento para pagar o piso dos profissionais de enfermagem foi resolvida com a aprovação da PEC nº 44/2022 (Proposta de Emenda Constitucional) pelo Senado Federal. A proposta direciona recursos do superávit financeiro de Fundos Públicos e de fundo social para financiar o piso dos enfermeiros no setor público, entidades filantrópicas e prestadores de serviço (desde que atendam, no mínimo, 60% de pacientes pelo SUS). Ao homenagear a categoria feirense pela conquista, no Plenário da Câmara, a vereadora Lú de Ronny (MDB), afirmou que essa valorização vai dar dignidade à carreira dos profissionais e incentivar um maior empenho deles na saúde.
 
Graduada em enfermagem, com atuação no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a vereadora reconheceu que os profissionais há muito tempo convivem com salários defasados, apesar de serem essenciais para o sucesso da saúde. “Temos uma função extremamente importante na saúde. Sem o enfermeiro, sem o técnico e sem os auxiliares a saúde para. Somos nós que cuidamos, administramos e que damos o desfecho final para que o paciente volte para sua casa com uma saúde perfeita”, declarou.
 
Para Lú de Ronny, quando há sensibilidade e cooperação por parte dos gestores municipais, a atuação da enfermagem nos PSF’s consegue evitar, por exemplo, superlotação em hospitais e fila de pacientes à espera de regulação. “Mas para isso é preciso também uma gestão que chegue junto: com medicamentos, médicos e um Executivo trabalhando em harmonia com os profissionais”, disse.
 
Ainda em sua fala, a vereadora pediu que a secretária Municipal de Saúde, Cristiane Campos, saia do Gabinete e visite as unidades para saber o que estão precisando. “Ela precisa entender que a saúde pública começa pelos PSF’s”, avaliou.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.