Devido a falta de lamínulas e espectros, insumos necessários para o exame papanicolau, popularmente chamado de preventivo, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Aviário suspendeu, temporariamente, a realização do procedimento. A informação é do vereador Professor Ivamberg (PT). Segundo ele, o problema ocorre em diversas unidades de saúde de Feira de Santana, situação que considera lamentável. “Precisa ser normalizado. O papanicolau permite o diagnóstico de infecções, doenças sexualmente transmissíveis e alguns tipos de câncer genital”, adverte.
Como o nome “preventivo” sugere, o exame pode detectar lesões de forma precoce e permite o diagnóstico nas fases iniciais de diversas doenças. No entanto, “nós percebemos que o Município não trabalha com a prevenção”, afirma Ivamberg. “Isto nos deixa bastante triste, principalmente porque sabemos que a Secretaria de Saúde é a pasta com maior orçamento da cidade e vem apresentando essas ocorrências negativas permanentemente”.
Foto: Ministério da Saúde
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.