Prefeitura precisa valorizar estagiários e estudantes, como os da Guarda Mirim
16 de setembro de 2021
A Prefeitura de Feira de Santana tem uma tarefa: a de realizar o contrato de diversos estagiários na cidade. A declaração é do vereador Pedro Américo (DEM), durante discurso proferido na tribuna da Câmara Municipal nesta quinta (16). Segundo o democrata, existem estagiários dos mais diversos setores da Prefeitura que, até o momento, não foram recontratados, e que não houve a reabertura de um edital que pudesse contemplar os estágios desses estudantes que tiveram oportunidades na administração pública municipal, seja na educação ou na saúde.
“Quero pedir a atenção de vocês porque o que vou falar envolve a vida de muitas famílias feirenses. Sabemos que a Administração Municipal tem uma postura histórica e necessária, que é valorizar os estudantes de universidades e de ensino médio, porque no processo de pandemia que estamos vivendo em Feira de Santana, nós temos um instrumento fundamental que serve à Administração Pública, serve à população do ponto de vista de direitos básicos, e serve, também, do ponto de vista acadêmico”, disse.
E continuou: Vou destacar aqui um programa a respeito dessas contratações de estudantes, do qual cuidamos com muito carinho desde o início, e que houve planejamento para que esse plano durasse o tempo que fosse necessário. Trata-se do programa da Guarda Mirim. Nós montamos edital de seleção e mais de 700 estudantes dessa cidade se inscreveram e foram lá para o Gastão Guimarães na primeira edição”.
Pedro Américo lembrou que estudantes de nono ano e de primeiro ano fizeram uma prova que continha matérias como português e redação, e questões que envolviam a história de Feira. “Eles passaram na seleção, a qual foi publicada no Diário Oficial, e treinaram durante meses para serem guarda mirim. A nossa obrigação era que esses estudantes pudessem, após a sua formatura, ser acolhidos como estagiários e fazer com que eles pudessem trabalhar na Prefeitura, aprendendo seu ofício e garantindo que nós teríamos, em nossa cidade, um programa de inclusão de jovens, um programa que valorize os jovens que estudam”, frisou.
Para o vereador, é importante que a Prefeitura possa valorizar esses estudantes que lutaram pelas suas vagas de estágio, batalharam e fizeram valer a aquisição das vagas. “É necessário que a gente possa fazer a recontratação, de forma imediata, desses estudantes da Guarda Mirim. Faço aqui um apelo ao prefeito Colbert Martins Filho e a todos os secretários para que eles possam fazer a contratação desses estagiários, porque muitos estudantes vivem desse pequeno valor de R$600,00 da bolsa”.
Esses estagiários fizeram e podem fazer uma diferença nessa gestão atual do governo municipal, segundo Pedro Américo. “Então reforço o apelo, do fundo do meu coração, para que seja valorizado o que foi feito, porque um projeto como a Guarda Mirim não pode ser jogado no lixo. E a valorização dos estagiários tem que ser feita em todas as repartições do governo municipal”, salientou.