FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Presidente do MOC propõe, na Tribuna Livre, inclusão da agricultura, na grade curricular das escolas
23 de maio de 2024

Às vésperas da eleição para prefeito e vereadores, a presidente do Movimento de Organização Comunitária (MOC), Conceição Borges, lançou uma proposta de política pública, para o campo. Em pronunciamento na Tribuna Livre da Câmara, nesta quinta (23), a sindicalista indicou a inclusão de disciplinas relacionadas com a agricultura, na grade curricular da Rede de Ensino. “É lamentável que não haja este incentivo, porque não vai se produzir alimento nos computadores e nas redes sociais”, afirmou, defendendo a importância da Agricultura Familiar para o abastecimento.

Conceição Borges disse que a questão da revitalização do solo é “pauta permanente, como a necessidade de reflorestamento e preservação do bioma”, sendo necessário, para tal, o devido investimento público. Ao alertar que “o solo está morrendo”, ela disse que o problema impacta diretamente na produção, bem como na qualidade dos produtos. O desgaste da terra é acompanhado de outra importante causa, conforme Conceição: o uso abusivo dos agrotóxicos, especialmente pelos grandes produtores, “veneno que acaba chegando aos alimentos”.

Conceição pediu ao poder público atenção para os problemas enfrentados pelos produtores. “Produzir alimento é mais do que uma atividade profissional, é uma missão”, disse a líder comunitária. Advertiu ainda para as condições dos rios, riachos e lagoas, na zona rural, que sofre a perda de peixes, por conta da degradação, situação que definiu como “angustiante”. Neste momento, conforme anunciou, acontece uma marcha em Brasília, em defesa de investimentos para as comunidades rurais.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.