A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conceição Borges, retornou à Tribuna Livre da Câmara, esta terça-feira (13). A sindicalista compareceu uma semana após seu último pronunciamento, neste espaço democrático da Casa da Cidadania, para fazer esclarecimentos acerca de informações dadas pelo secretário de Agricultura do Município, Pedro Américo, e levadas a plenário pelo vereador José Carneiro (União Brasil). Inicialmente, ela refutou a versão do secretário de que a entidade não teria lhe pedido para agendar uma audiência. Reiterou a reclamação por conta de dificuldades que a entidade estaria enfrentando para conseguir um encontro com o gestor da pasta e apresentou ofícios solicitando o diálogo: “Protocolamos nos dias 20 de fevereiro de 2022 e 24 de maio de 2023”.
Também respondeu sobre uma acusação referente ao Seguro Safra, espécie de indenização, com recursos federais, para agricultores que perderam o plantio, principalmente de milho e feijão, em virtude da quantidade insuficiente ou excesso de chuvas. O secretário teria dito – e assim transmitido pelo vereador – que “mais da metade (dos que reivindicam o pagamento) são pessoas que não plantam”. Conceição disse que isto merece ser apurado e lembrou que quem faz a inscrição (para obter o Seguro) é a própria pasta de Agricultura. Ao vereador, solicitou que possa “melhor se informar, ir à Secretaria e verificar quais são as pessoas que estão sendo acusadas de não plantar e querer o dinheiro”.
A dirigente lamentou que tenha ocorrido uma redução do prazo para pagamento do boleto de inscrição dos trabalhadores no Seguro Safra. Segundo ela, a divulgação inicial anunciava o dia 30 de maio como data limite, mas na prática, encerrou-se bem antes, no dia 10. “O resultado é que mais de 70% (dos trabalhadores) não conseguiram pagar”, protestou. Por fim, ratificou sua indignação com o “descaso para com a zona rural, falta de atuação do Governo Municipal, investimento e programa de incentivo à produção de alimentos”.
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.