Professor Ivamberg: “O que me deixou sensibilizado foi ouvir o depoimento de um surdo que tem vontade de assistir a um filme em português”
5 de setembro de 2022
“Às vezes nós que somos ouvintes não temos a sensibilidade de ver que pequenas coisas são importantes para os surdos e, para a gente, passam despercebidas. O que me deixou sensibilizado foi ouvir o depoimento de um surdo que tem vontade de assistir a um filme em português”. A declaração é do vereador Professor Ivamberg (PT), em pronunciamento na Câmara Municipal na última semana.
Segundo o parlamentar, “nós ouvintes vamos para o cinema e assistimos a um filme nacional tranquilamente, mas os surdos brasileiros não tem a oportunidade de assistir porque não tem legenda, não tem janela de tradução. É algo simples para nós, mas de grande importância para os surdos”, disse.
O vereador frisou que essa é uma luta que seu mandato vem travando junto à associação, e pontuou que hoje em dia, em Feira de Santana, existe uma Central Estadual de Interpretação de Libras, o que ele considera um ganho para a cidade. “É através dessa central que um surdo pode ir a um médico, acompanhado de um intérprete, ao fórum ou a qualquer outro departamento público e ser assistido. Então vemos a importância de se ter na cidade uma central que possa diuturnamente os surdos em suas necessidades”, afirmou.
Professor Ivamberg discursou após a visita de Elaine Figueiredo Lima Vasconcelos, presidente da Associação de Surdos de Feira de Santana na Casa Legislativa, onde fez um discurso na tribuna em Libras e devidamente interpretado e traduzido por uma ouvinte. O parlamentar ainda frisou o que foi dito pela presidente da associação quanto à criação de uma escola bilíngue e ressaltou a quantidade de surdos existentes no Portal do Sertão atualmente: 5.000, no total.