FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Professor é peça-chave no resgate da coletividade e garantia da igualdade
18 de outubro de 2022

Em meio a uma sociedade individualista, a educação é fundamental para resgatar o sentido da coletividade e garantir a igualdade, e, neste processo, o professor é a peça-chave. A análise é do reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Evandro Nascimento, que palestrou na sessão solene realizada ontem (17) pela Câmara Municipal em comemoração ao Dia do Professor. Para ele, a atuação destes profissionais requer uma visão apurada do quadro social, econômico, político e cultural no qual a humanidade está inserida. Assim, se tornam agentes essenciais na luta por justiça social, respeito ao meio ambiente e todas as liberdades.
 
Para tanto, Evandro Nascimento julga necessário refletir e problematizar sobre as condições de trabalho e valorização do professor. Objetivos estes que perpassam pela infraestrutura adequada, oferta de merenda escolar, de materiais básicos para o desenvolvimento das atividades, formação do corpo docente e revisão salarial, acrescenta o palestrante da sessão. “Quando o salário do professor não condiz com suas necessidades, ele tem que trabalhar em dois ou mais vínculos empregatícios, em três turnos até a exaustão, não podemos mistificar que ele é um herói e nem aceitar que a profissão de professor é um sacerdócio. Por isso, o Dia do Professor é todos os dias do ano”.
 
Aluno de escola e universidade públicas, o Professor Ivamberg (PT) reforça o compromisso com uma “educação emancipatória, tendo o conhecimento como principal aliado”. Propositor da solenidade, ele cita o difícil papel do professor em construir uma sociedade, levando em consideração valores, raízes, cultura, cor, classe social, crenças e costumes. Por isto, ratifica o reconhecimento do Legislativo feirense ao trabalho desta categoria e sua contribuição para a cidade, estado, país e para o mundo.
 
Presentes na solenidade, também se manifestaram o professor e presidente do Partido dos Trabalhadores em Feira de Santana, Gerinaldo Costa; o vice-Presidente de Operações do Centro Universitário de Excelência de Feira de Santana – UNIFTC/UNEX, professor Cristiano Lobo; diretor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFBR/Feira de Santana, Jacson Machado Nunes; a representante dos cursos de extensão das faculdades e universidades da Bahia, Tatiana Ribeiro Velloso; diretora da Associação dos Professores Licenciados do Brasil – APLB/Feira de Santana, Marlede Oliveira. Ainda, os vereadores Jhonatas Monteiro, Emerson Minho e Silvio Dias discursaram e prestaram suas homenagens.
 
 
Professores homenageados
 
Na sessão solene, os seguintes docentes foram homenageados e receberam Certificados de Honra pelo trabalho prestado à sociedade: professora Anaci Bispo Paim, Secretária Municipal de Educação; Gerinaldo Costa; Marlede Silva Oliveira; Cristiano Lobo; Evandro Nascimento; Tatiana Ribeiro Velloso; Sony de Sousa Carvalho Lima, representando os professores aposentados; Yanes Marcelo de Cerqueira Freitas, representando o Fórum de Gestores Escolares do Território Portal do Sertão; Eliana Silva de Jesus Adorno, representando os professores da rede estadual de ensino; Tamara Andreucci Dias de Oliveira, representando os professores das instituições privadas de ensino superior; Jhoyne Rios de Menezes Oliveira, representando os diretores da rede estadual de ensino; Gilmara Borges Ferreira, representando os professores da educação do campo; Aline da Ressurreição Santos, representando as escolas particulares do município de Feira de Santana; Francisca Maria Carneiro Baptista, representando os professores do programa de educação do campo contextualizada, desenvolvida pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC); Gilmar Azevedo dos Santos, representando os professores da Zona Rural; Rita de Cássia Jambeiro Taboada da Silva, representando os professores da educação inclusiva; Nelma de Cássia Silva Sandes Galvão, representando a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, e a professora Natarina Gonçalves da Costa Santos, representando os professores de música. 
 
Os assessores do Professor Ivamberg, Joelma Araújo Silva, Sóstenes Aroeira da Luz e Cristina Batista Porto, também receberam Certificados de Honra pelo trabalho prestado enquanto docentes. Na sequência, a professora Sony de Sousa Carvalho Lima foi convidada para entregar o Certificado de Honra ao vereador ao parlamentar.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.