FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Profissionais da enfermagem descansam em caixas de papelão nas unidades de saúde feirenses
14 de dezembro de 2021

Sem local adequado para o descanso entre plantões, profissionais da enfermagem repousam em caixas de papelão nas unidades de saúde de Feira de Santana. A afirmação é de Dart Clair Cerqueira, enfermeira membro da Comissão Nacional do Nível Médio para Paridade no Sistemacofen/Conselhos Regionais (COMPARI), que utilizou a Tribuna Livre da Câmara Municipal nesta terça-feira (14). Representando a categoria, ela reivindicou por antigas demandas que visam melhorar as condições de trabalho dos profissionais da enfermagem. 
 
A convocação dos aprovados em concurso público promovido pela Prefeitura de Feira de Santana em 2012, redução da carga horária semanal, piso salarial, locais adequados para descanso entre plantões e a realização de novo concurso público são as principais demandas citadas por Dart Clair. Enfermeira há 18 anos, ela observa a pouca valorização da categoria apesar da relevante atuação na linha de frente do combate à Covid-19. Também destaca que o Brasil é o país com maior número de profissionais desta classe mortos pelo novo coronavírus, segundo dados divulgados pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) em maio deste ano.  
 
Sensível às reivindicações da categoria, a Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou um Projeto de Lei que obriga as unidades de saúde, públicas ou privadas, a disponibilizarem aos profissionais de enfermagem, locais de repouso com as condições de conforto e salubridade. Sem resposta da Prefeitura, a Lei de autoria da vereadora Lú de Ronny (MDB) foi promulgada na última semana pelo presidente do Legislativo feirense, Fernando Torres (PSD). O prazo para a adequação dos estabelecimentos às determinações é de 120 dias, a contar a partir da data de publicação da Lei.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.